Mais de 30 aves silvestres são resgatadas de cativeiro em SP

PM resgata aves silvestresPMSP/Divulgação

A Polícia Militar Ambiental resgatou, nesta quinta-feira (8), 37 aves silvestres mantidas ilegalmente em um imóvel no bairro Ponte Rasa, na zona leste de São Paulo. Os animais foram encontrados sem anilhas de identificação e em condições insalubres, caracterizando situação de maus-tratos.

Entre os animais apreendidos estavam espécies ameaçadas de extinção, como o Pixoxó, Patativa-verdadeira e Cigarra-verdadeira, além de aves exóticas como o Bico-de-lacre, todas mantidas sem autorização legal.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS-SP), onde passarão por avaliação veterinária e reabilitação antes de eventual reintegração à natureza.

O responsável pelo imóvel foi autuado com quatro autos de infração, que somam R$ 176.900,00 em multas.

Todas as aves são de pequeno porte. É permitida a criação dos animais do Brasil, desde que sejam legalizados nos órgãos competentes.

A patativa (Sporophila plumbea) também como patativa-da-serra, patativa-do-cerrado, é um pássaro presente em quase todos os estados do Brasil. O pixoxó é uma ave que vem se tornando mais rara na natureza por causa da captura para engaiolamento, devido ao seu belo canto.

A cigarrinha-do-sul (Sporos philos) é uma ave que habita o litoral sul e sudeste do Brasil, principalmente em regiões da Mata-Atlântica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.