Multimarcas Amek é novidade no Metrópoles Fashion & Design Festival

Peças com durabilidade, detalhes marcantes e uma curadoria que preza pela exclusividade. Esse é o mote da Amek Store, multimarcas brasiliense que estreia entre os expositores com itens à venda no Metrópoles Fashion & Design Festival 2025. Inaugurada há dois anos, a loja nasceu para trazer o olhar da empresária Kalynne Almeida sobre o que ela sentia falta no varejo de moda feminina em Brasília.

O evento ocorre de 21 a 23 de maio, no Museu Nacional da República, com entrada gratuita e aberta ao público. Vem saber mais detalhes!

Do projeto, à loja

Foram dois anos de desenvolvimento até a Amek ganhar forma, em maio de 2023, no endereço que hoje ocupa no Jardim Botânico. A loja foi batizada com um acrônimo dos nomes da família de Kalynne: Alexandre (marido), Melissa (filha), Edson (filho) e a inicial da empresária, experiente também no ramo de salões de beleza.

A curadoria de peças tem grifes de São Paulo, Minas Gerais e estados do Nordeste, com marcas mais consolidadas e outras mais recentes. A lista inclui Regina Salomão, Morina e Thamara Capelão, entre outras. A loja também oferece acessórios e semijoias.

Kallyne Almeida com look da Amek Store - Metrópoles
Kallyne Almeida trabalha há anos no ramo da beleza e, há dois anos, abriu a multimarcas Amek

 

A maior parte das clientes, segundo Kalynne, é formada por “empresárias que precisam estar bem vestidas e entendem a importância da imagem”. Para ela, o desafio de empreender na moda foi fidelizar consumidoras que prezam pela qualidade além do preço, investir em uma boa equipe e ter metas realistas. “Brinco que ainda somos um bebê, temos um longo caminho a trilhar”, comenta.

Peças da loja Amek Store - Metrópoles
As seleção de peças da loja preza por durabilidade, exclusividade e detalhes diferenciais

 

Itens diferenciados, mas atemporais

O diferencial da curadoria da Amek, para Kalynne, está no charme dos cortes e adornos, bem como nos detalhes tridimensionais e modelagens estruturadas. Mesmo assim, são atemporais, tal como a cartela de cores e as estampas. Os materiais incluem linho natural e couro legítimo. Já a grade de tamanho, quando possível, vai do 34 ao 50.

Kallyne Almeida com look da Amek Store - Metrópoles
O nome da loja é um acrônimo com as iniciais da família de Kalynne

 

“Não queremos oferecer peças descartáveis. A pessoa vai poder usá-las por vários anos, de várias formas. Buscamos itens diferentes, que a personalidade da cliente”, explica Kalynne. “Trabalhamos com tendência, mas buscamos peças atemporais dentro dela, para que a cliente possa usar do trabalho a um happy hour, mudando os acessórios.”

Peças da loja Amek Store - Metrópoles
As estampas também são atemporais, como o animal print

 

O que vai para o MFDF 2025

À coluna, Kalynne conta que se sentiu honrada com o convite para o MFDF 2025, pois acredita que o festival valoriza os negócios locais. “As pessoas ainda têm um conceito de que o que é bom vem de fora, mas temos muita gente boa aqui”, defende. Na seleção de peças da Amek para o evento, focada nas roupas, o público pode esperar itens de outono/inverno, com toque “boho-chic“.

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Peça da Amek Store

Peça da Amek Store
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Nina Quintana/Metrópoles

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Nina Quintana/Metrópoles

 

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas.

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