PF realiza operação contra grilagem de terras da União no Pantanal

Polícia Federal investiga grilagem de terras no Maranhão
Foto: Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Pantanal Terra Nullius, que visa desarticular um esquema de grilagem de terras da União no Pantanal sul‑mato‑grossense e fraudes na emissão e comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) – ou Títulos de Cota de Reserva Ambiental Estadual (TCRAE).

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande (MS) e Rio Brilhante (MS), além do sequestro de bens e bloqueio de valores de mais de R$ 3 milhões.

As investigações indicam que empresários e proprietários de terras da região, em conluio com servidores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), falsificavam documentos e os inseriam em processos administrativos de titulação para obterem áreas situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado em faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.

Segundo a PF, os envolvidos no esquema de grilagem poderão responder pelos crimes de associação criminosa, usurpação de bens da União, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema público e infrações ambientais.

Em nota enviada à TV Morena, afiliada da Rede Globo em Campo Grande, o governo de Mato Grosso do Sul informou que acompanha a operação ‘Pantanal Terra Nullius’ e colabora com a apuração.

“Tão logo tenhamos novas informações acerca das investigações, as medidas cabíveis serão tomadas”, encerra o texto.

O post PF realiza operação contra grilagem de terras da União no Pantanal apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.