Putin cumprimenta papa Leão XIV e prevê “diálogo construtivo”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou o novo papa Leão XIV, dos Estados Unidos, pela sua eleição no conclave. O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta quinta-feira (8/5).

Em um comunicado divulgado pelo Kremlin, o presidente russo fala em continuidade e em um “diálogo construtivo” com o Vaticano.

“Estou confiante de que o diálogo construtivo e a interação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem”, diz a nota.

“Desejo a Vossa Santidade sucesso no cumprimento da alta missão que lhe foi confiada, bem como boa saúde e bem-estar”, completa.

O antecessor de Leão XIN, Francisco, foi um grande crítico da invasão russa à Ucrânia e o novo pontífice valorizou a busca pela paz no mundo em seu primeiro discurso.

Quem é Leão XIV

O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Em 1977, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia.

Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.