Roblox e Discord: Família acredita em clonagem de IP de suspeito de planejar atentado no show da Lady Gaga

A família do vigilante Luis Fabiano da Silva, de 49 anos, morador de Novo Hamburgo, afirma que ele pode ter sido vítima de um esquema de invasão digital e que teve o IP do seu celular clonado por hackers. Silva está preso preventivamente após ser apontado como um dos líderes de um grupo extremista investigado por planejar um atentado com explosivos durante o show da cantora Lady Gaga, realizado no último sábado (3), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Franciele Silva, 36 anos, esposa do vigilante | abc+



Franciele Silva, 36 anos, esposa do vigilante

Foto: isaías Rheinheimer/GES-Especial

CONFIRA EM TÓPICOS: Homem preso no RS é impedido de explodir bomba no show da Lady Gaga

A esposa dele, Franciele Silva, 36, acredita que a clonagem tenha ocorrido por meio de jogos online e redes sociais, como Roblox e Discord, utilizados pelo filho do casal, de apenas 9 anos, no celular do vigilante.

FIQUE LIGADO: Novo papa é Leão XIV, nascido nos Estados Unidos

“Não posso falar muita coisa porque isso tudo ‘tá’ correndo em sigilo, mas o que a gente sabe é que realmente a nossa internet foi hackeada. A pessoa pode estar em qualquer lugar do mundo e acharem que está aqui”, afirmou Franciele, destacando que o filho instalou o jogo no aparelho celular do pai por falta de espaço de memória nos próprios dispositivos. “Sempre briguei com meu filho por causa desse jogo. Eu não gostava porque tinha muita gente conversando ali”, completa.

LEIA AINDA: Morador de Novo Hamburgo suspeito de planejar atentado no show de Lady Gaga passa por audiência de custódia

A família acredita que essas plataformas possam ter sido utilizadas como porta de entrada para a ação de criminosos interessados em encobrir as reais origens do suposto plano de ataque, utilizando o IP da residência da família como disfarce.

CONFIRA AINDA: Advogados do RS são investigados por esquema de fraudes; grupo é suspeito de movimentar R$ 50 milhões

Franciele também faz um alerta a outros pais para que estejam vigilantes para aquilo que os filhos fazem na internet e para os jogos que baixam no celular. “Hoje eu ‘tô’ passando por isso. Eu sempre ouvi: ‘Cuide o que seu filho tá olhando’. Realmente, cuidem. A gente ‘tá’ nessa situação através do joguinho. A única coisa que eu peço é que os pais realmente cuidem do que seus filhos estão jogando e acessando”, sublinha.

Polícia encontrou três armas na casa de morador de Novo Hamburgo

A operação Fake Monsters, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi deflagrada no último sábado em quatro estados, com o objetivo de desarticular uma organização extremista suspeita de planejar atentados com explosivos. O suposto alvo do ataque seria o show gratuito de Lady Gaga, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Copacabana.

Morador do bairro Santo Afonso esta preso preventivamente  | abc+



Morador do bairro Santo Afonso esta preso preventivamente

Foto: fotos: Polícia Civil

No Rio Grande do Sul, mandados foram cumpridos em Novo Hamburgo, no bairro Santo Afonso, e em São Sebastião do Caí. Na casa de Silva, agentes da polícia gaúcha apreenderam três armas de fogo. A família afirma que uma delas é de uso pessoal, relacionada ao trabalho na área de escolta armada de cargas de valor. As outras duas seriam armas antigas herdadas de familiares. O hamburguense foi preso em flagrante, mas acabou sendo liberado no mesmo dia após pagamento de fiança.

  • ENTRE NO CANAL DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Entretanto, no domingo (4), durante audiência de custódia, a juíza responsável pelo caso acatou o pedido do Ministério Público e decretou a prisão preventiva dele, considerando o contexto da investigação e a posse das armas. A ordem de prisão foi cumprida na segunda-feira (5), e desde então, Silva está recolhido no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), em Porto Alegre.

A advogada de defesa Daiana Macedo trabalha para obter um habeas corpus que permita que o investigado responda ao processo em liberdade.

Alertas sobre Roblox e Discord

O Roblox é uma plataforma online que permite a criação e o compartilhamento de jogos e experiências interativas, sendo bastante popular entre crianças e adolescentes. Já o Discord é uma rede social voltada à comunicação por texto, voz e vídeo, amplamente usada por comunidades de jogos. Ambos os aplicativos, embora lícitos, já foram alvo de alertas de especialistas em segurança digital devido à possibilidade de interação com desconhecidos e à presença de grupos que compartilham conteúdo impróprio ou extremista.

A reportagem tenta contato com as duas plataformas em busca de um posicionamento. O espaço está aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.