Roupas e calçados estão entre presentes mais procurados para o Dia das Mães em Manaus; veja lista


O levantamento ouviu 1.039 consumidores do comércio varejista, em todas as zonas da cidade e revelou que 99% dos entrevistados vão às compras para celebrar a ocasião. Ramo de vestuário, calçados e acessórios deve liderar as vendas do Dia das Mães em Manaus.
Iara Bednarczuk/Fecomércio-RR/Divulgação
Roupas e calçados são os produtos mais procurados por consumidores de Manaus para o Dia das Mães este ano, é o que aponta uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio). A data já aquece o comércio em diferentes pontos da capital amazonense.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O levantamento ouviu 1.039 consumidores do comércio varejista, em todas as zonas da cidade e revelou que 99% dos entrevistados vão às compras para celebrar a ocasião.
Roupas, calçados e acessórios seguem como os itens mais procurados, mencionados por 46,5% dos participantes. Em seguida aparecem:
Perfumes – 29,8%
Cosméticos – 17,3%
Almoço ou jantar fora de casa – 9,5%
Produtos de cama, mesa e banho – 8,3%
Quando questionadas sobre o que gostariam de ganhar, as mães entrevistadas destacaram os mesmos itens no topo da lista: roupas e acessórios (28,7%), perfumes (23,2%) e cosméticos (16,5%), seguidos por celulares (9,5%) e flores (8,5%).
O estudo aponta que 52% dos entrevistados pretendem comprar mais de um presente, o que reforça a importância da data para o comércio local. As principais homenageadas serão as mães, com 46% das citações, seguidas por esposas (17%) e irmãs (9%).
“A pesquisa deste ano mostra um cenário extremamente positivo para o comércio de Manaus no Dia das Mães, que é uma das datas mais importantes para o varejo”, comenta o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.
💰Valor médio de compra
O valor médio de compra também cresceu em relação ao ano passado. Em 2025, 38% dos consumidores afirmaram que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 33% apontaram uma faixa entre R$ 201 e R$ 300. Outros 8% estimam gastar acima de R$ 400. No ano passado, o maior percentual de intenção de gasto foi entre R$ 151 e R$ 250 (30%).
Em relação às formas de pagamento, o pagamento à vista (em dinheiro ou Pix) lidera com 42% das intenções, superando o cartão de crédito, citado por 40%. O crediário ou carnê aparece em seguida com 18%.
🛍️Onde comprar
Os shoppings continuam sendo o principal local de compra para o Dia das Mães, com 44% da preferência dos consumidores, principalmente por fatores como segurança e climatização. O centro da cidade e o comércio local também apresentam boas perspectivas, com 25% cada, motivados por preços acessíveis, variedade de produtos e proximidade.
Lojistas estão otimistas com possível aumento de vendas para o Dia das Mães
Adicionar aos favoritos o Link permanente.