Sete Unidades de Saúde de São Leopoldo estarão abertas sábado no Dia D de Vacinação

Neste sábado (10) acontece em todo o País o Dia D de vacinação contra a gripe. Em São Leopoldo, sete unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, ofertando as doses do imunizante para integrantes dos grupos prioritários da campanha.

Integram o público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.

Vacinação contra a gripe teve início no dia 7 de abril em São Leopoldo



Vacinação contra a gripe teve início no dia 7 de abril em São Leopoldo

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Em São Leopoldo, as unidades de saúde participantes do Dia D serão: Padre Orestes, Vicentina, Materno Infantil, Santa Marta, Campina, Rio Branco e Cohab Duque. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Kelbe Gonçalves, até quarta-feira (7), 19.672 doses da vacina haviam sido aplicadas na cidade. Somente somando crianças, gestantes e idosos, o público-alvo da campanha no Município é de 58.950 pessoas. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“Apesar da procura até o momento estar abaixo do esperado, há grande expectativa de que a população compareça às unidades de saúde no sábado, Dia D, para garantir a imunização antes do início do período de frio no Rio Grande do Sul”, comenta a secretária. 

“O Dia D é uma mobilização nacional com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo”, completa. A vacinação na cidade começou no dia 7 de abril. A distribuição das vacinas contra a gripe pelo Ministério da Saúde para todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste começou em março.

LEIA TAMBÉM: Combate a incêndio em São Leopoldo durou 5 horas e contou com bombeiros de três cidades

Para 2025, foram adquiridas, segundo o MS, 73,6 milhões de doses. Desse total, 67,6 milhões serão utilizadas no primeiro semestre nessas quatro regiões, e 5,9 milhões estão reservadas para o segundo semestre, destinados à região Norte, considerando a sazonalidade da região.

“O Brasil vai voltar a fazer grandes mobilizações nacionais pela vacinação, que é a nossa principal aliada para salvar vidas. No caso da gripe, a imunização pode reduzir em até 60% casos graves e óbitos. Estamos atuando em parceria com estados e municípios para garantir que todos os grupos prioritários recebam a proteção necessária”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.