Trump anuncia acordo com Reino Unido; detalhes finais se darão nas próximas semanas

Os EUA e o Reino Unido anunciaram nesta quinta-feira um acordo tarifário, o primeiro do governo Donald Trump desde que implementou as tarifas recíprocas em 2 de abril (e uma pausa no dia 9).

Segundo Trump, o acordo amplia acesso para carne e etanol e vai reduzir barreiras não tarifárias. Ainda segundo ele, detalhes finais serão colocados em texto nas próximas semanas.

Trump destacou que o Reino Unido se comprometeu a reduzir barreiras não tarifárias, facilitando o comércio bilateral. O presidente afirmou que bens provenientes dos EUA receberão tratamento prioritário na aduana britânica, acelerando o processo de importação.

Trump expressou otimismo sobre a rapidez com que as negociações e a implementação do acordo ocorrerão.

O acordo também abrirá novos mercados para produtos químicos e maquinaria dos EUA, ampliando as oportunidades de exportação. Ele também enfatizou a importância de garantir proteção para a indústria do aço, um ponto crucial nas negociações. O acordo também prevê um alinhamento em questões de segurança econômica entre os dois países.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump havia anunciado certame em suas redes sociais. “É uma honra que o Reino Unido seja o primeiro. Muitos outros estão por vir”, disse o republicano nas redes sociais. Ele apontou que acordo é abrangente e completo e fortalecerá a relação dos dois países por anos.

“Por nossa longa história e aliança, é uma honra que o Reino Unido seja o nosso PRIMEIRO anúncio. Muitos outros acordos, que estão em estágios sérios de negociação, estão por vir!”, escreveu, acrescentando que este é um “grande e animador dia” para ambos os países.

Em outra publicação, Trump chamou o presidente do BC americano, Jerome Powell, de “tolo, que não tem nenhuma noção”, repetindo que ele está “muito atrasado”. “Tirando isso, gosto muito dele! Petróleo e energia caíram muito, quase todos os custos (alimentos e ‘ovos’) caíram, virtualmente não temos inflação, dinheiro das tarifas está entrando nos EUA – o oposto do ‘atrasado demais’. APROVEITE!”

O presidente americano também aproveitou para alfinetar o governo anterior em outra publicação, culpando o ex-presidente Joe Biden pelos problemas de tráfego aéreo nos EUA. “VOU CONSERTAR ISSO!”, disse.

The post Trump anuncia acordo com Reino Unido; detalhes finais se darão nas próximas semanas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.