Último post do papa Leão XIV no X critica Trump e defende imigrantes

O novo papa, Robert Francis Prevost, estadunidense escolhido pelo conclave em um momento de intensas discussões sobre justiça social e acolhimento aos vulneráveis, já demonstra os sinais de seu posicionamento em questões globais.

Antes mesmo de ser eleito para o cargo máximo da Igreja Católica, o perfil atribuído a ele no X (antigo Twitter) trouxe uma crítica à política migratória de Donald Trump e um apelo em defesa dos imigrantes.

O conteúdo compartilhado por ele destacava o caso de Kilmar Abrego Garcia, um imigrante salvadorenho que viveu nos Estados Unidos por 14 anos, onde construiu família e cuidava de três filhos com deficiência. Abrego foi deportado pela administração Trump sob a acusação de ser membro da gangue MS-13 — alegação que ele nega e pela qual nunca foi formalmente acusado.

3 imagens

Papa Leão XIV

Robert Prevost cumprimentando a população
1 de 3

Papa Leão XIV

Vatican News

2 de 3

Papa Leão XIV

Antonio Masiello/Getty Images

3 de 3

Robert Prevost cumprimentando a população

Vatican News

Mesmo após a Suprema Corte dos EUA ordenar seu retorno, o processo foi travado por entraves diplomáticos entre a Casa Branca e o governo de El Salvador.

O tuíte compartilhado pelo novo pontífice, que é norte-americano, critica a decisão do presidente dos Estados Unidos.

“Enquanto Trump e Bukele usam o Salão Oval para a deportação ilícita de um residente dos EUA pelos federais, o agora auxiliar de Washington, +Evelio, que já foi um salvadorenho sem documentos, pergunta: “Vocês não veem o sofrimento? A consciência de vocês não se incomoda? Como podem ficar em silêncio?”, diz o post.

Veja:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.