Volvo EX90 Ultra é o olho que tudo vê | Avaliação

Antes de sair com o Volvo EX90, afivelo o cinto de segurança e lembro que foi o PV544, em 1959, o primeiro carro a contar com o cinto de três pontos. Externamente, o sistema LiDAR instalado no teto, acima do para-brisa, faz parte do pacote ADAS. O EX90 não é apenas um SUV elétrico: é o modelo mais avançado já desenvolvido pela marca.

A segurança é o principal pilar da Volvo, hoje controlada pela gigante chinesa Geely. A marca foi pioneira em diversas tecnologias, como os airbags laterais, lançados em 1991, e a primeira geração do sistema City Safety, em 2008, que utilizava detecção a laser para reduzir o risco de colisões traseiras. Em 2014, ela introduziu a proteção contra saídas de estrada.

Toda essa tradição no cuidado com a vida está em um novo patamar no Volvo EX90. Maior que o XC90, o EX90 chegou ao Brasil na versão Ultra (R$ 849.950). E oferece uma experiência de condução que lembra estar sobre as nuvens, combinando altas doses de luxo com um verdadeiro “anjo da guarda” tecnológico.

Volvo EX90 Ultra preto parado de traseira com muro amarelo e árvores ao fundo
Volvo EX90 Ultra [Divulgação]

Lançado no exterior em meados de 2024, ele é atualmente o modelo mais caro do fabricante à venda no Brasil. Ele custa o equivalente a um apartamento em São Paulo, e desenvolvido do zero, para conquistar os clientes de SUVs premium a combustão, disputando atenção com modelos da Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Volvo EX90 é um transatlântico 100% elétrico

Tal como o RMS Titanic, lançado ao mar em 31 de maio de 1911 com 269 metros de comprimento, o EX90 agora ocupa o posto de maior veículo já produzido pela Volvo. São 5,04 metros de comprimento, 2,04 metros de largura, 1,74 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o XC90 mede 4,95 metros de uma extremidade à outra.

O Volvo EX90 adota um design mais futurista, embora preserve a silhueta com volumes bem definidos. A dianteira fechada, com grade inferior ativa, se harmoniza com os faróis que exibem a clássica assinatura em formato de Martelo de Thor. As rodas de 22 polegadas usam calotas aerodinâmicas, e as maçanetas ficam embutidas na carroceria.

Volvo EX90 Ultra preto parado de lateral com muro amarelo e árvores ao fundo
Volvo EX90 Ultra [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Outra característica é o design da traseira, que exibe lanternas divididas. A parte inferior, em formato de C e conectada, segue a tendência atual do mercado, enquanto a superior, em posição vertical e elevada, traz uma nova interpretação da linguagem de design do primeiro XC90, lançado em 2002.

O EX90 inicia um novo capítulo na trajetória da Volvo, sendo sustentado pela plataforma SPA2 (Scalable Product Architecture 2), uma evolução da SPA usada no XC90 de segunda geração.

Detalhe da lanterna do Volvo EX90 Ultra
Volvo EX90 Ultra [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Volvo EX90 é um hotel de sete estrelas

O Volvo EX90 recebe os sete ocupantes com revestimentos de alta qualidade espalhados por todos os cantos da cabine. Do chão ao teto, impressiona o nível de atenção aos detalhes, assim como transmite o padrão de acabamento esperado de um carro que ultrapassa os R$ 850.000.

O SUV adora a sobriedade ao invés da ostentação. Não há excesso ou acabamentos chamativos. Os ajustes são feitos no multimídia de 14,5 polegadas, ao centro do painel, bem como uma tela menor mostra as informações do quadro de instrumentos digital. O Head-Up Display (HUD) projeta no para-brisas informações úteis, como a velocidade.

Painel do SUV elétrico Volvo EX90 Ultra
Volvo EX90 Ultra [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A posição de dirigir é conquistada facilmente devido aos amplos ajustes elétricos. Cada detalhe foi planejado cuidadosamente transmitindo uma montagem impecável. Os bancos usam couro Nórdico, um material sintético feito de materiais reciclados, que oferece uma ótima sensação ao toque, além de contar com funções de massagem e aquecimento.

Com mais de 5 metros de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos, o espaço nunca será um problema a bordo do Volvo EX90. Na primeira e segunda fileira, até adultos de estatura elevada se acomodam com facilidade, enquanto na terceira fileira, pessoas de até 1,70 m podem realizar viagens curtas com relativa dose de conforto.

O EX90, no entanto, não é apenas isso. Comercializado exclusivamente em nosso mercado na configuração Ultra, ele oferece ar-condicionado de quatro zonas, carregador de smartphone por indução, câmeras 360º, teto panorâmico e um sistema de áudio premium assinado pela Bowers & Wilkins, composto por 25 alto-falantes.

Leva sete pessoas e oferece mais porta-malas do que o Fiat Argo

Com todos os bancos em uso, a capacidade do porta-malas é de 310 litros, ou seja, dez litros a mais que o Fiat Argo (300 litros). Mesmo assim, ao toque de um botão, é possível recolher eletricamente os assentos extras da última fileira, criando um compartimento de carga com 655 litros.

Como era de se esperar, a tampa do porta-malas conta com abertura e fechamento elétrico. Além disso, é possível abaixar a suspensão traseira para facilitar o processo de carga e descarga. Caso o espaço do compartimento de bagagens não seja suficiente, há um compartimento fechado e isolado sob o capô, com 34 litros.

Apesar de todas as qualidades construtivas do interior, o EX90 segue uma fórmula semelhante à do EX30. Com a maioria dos comandos concentrados na tela multimídia, algumas tarefas simples acabam se tornando um processo de aprendizado. Isso ocorre devido ao número reduzido de comandos físicos, que são mais numerosos no XC90.

Um exemplo disso é o ajuste dos retrovisores externos ou da coluna de direção. Para realizar a regulagem, é necessário acessar um menu no multimídia e depois fazer o ajuste usando os botões no volante. Embora não seja uma tarefa frequente, quando necessário, isso pode se tornar um incômodo. Outro ponto é a ausência de ventilação nos bancos dianteiros.

Volvo EX90 é um rojão sobre quatro rodas

Equipado com dois motores elétricos que entregam 517 cv e 92,8 kgfm, o SUV da Volvo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h. Embora pese 2.782 kg, ele possui uma relação peso-potência de 5,38 kg/cv, o que garante acelerações e retomadas extremamente eficientes, além da completa ausência de ruídos.

O SUV 100% elétrico da Volvo arranca com vigor, e, quando percebemos, já estamos acima do limite de velocidade da via ou da estrada. Isso é ainda mais reforçado pelo conjunto de suspensões pneumáticas adaptativas, que filtram e absorvem magistralmente as irregularidades do piso, transmitindo a sensação de estar flutuando sobre as nuvens.

SUV elétrico Volvo EX90 Ultra preto visto do alto
Volvo EX90 Ultra [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Sem batidas secas ou sacolejos, absolutamente nada das imperfeições do terreno é transmitido aos sete ocupantes, que ainda desfrutam de conforto máximo, isolados do ambiente externo graças aos vidros laterais e traseiros laminados. Mesmo no modo mais esportivo, o SUV 100% elétrico se comporta como se ignorasse as irregularidades da estrada.

Uma funcionalidade interessante do Volvo EX90 está na possibilidade de rebaixar ou erguer a suspensão traseira para ajudar no processo de carregamento ou de descarregamento do compartimento de bagagens facilitando a vida dos ocupantes na hora de colocar as bagagens.

Maior rigidez e carregamento

Com uma rigidez torsional 50% maior, o Volvo EX90 não sofre torções ao passar por valetas ou lombadas mais pronunciadas. A direção é extremamente precisa. Além disso, o SUV 100% elétrico conta com um sistema de direção semiautônoma, composto por uma rede de LiDAR, composto por 16 sensores ultrassônicos e cinco radares, que atuam como olhos atentos.

Uma tecnologia para evitar que o motorista cometa erros no trânsito por distração. No entanto, pode pregar alguns sustos caso uma motocicleta passe rapidamente pelo corredor ou se um carro se aproxima em alta velocidade pela traseira. A movimentação do volante é suave e progressiva, mas, se você tirar as mãos do volante por um tempo, o EX90 não hesitará em dar uma bronca sonora.

Como em todo modelo elétrico, o alcance é um fator importante, e o Volvo EX90 pode percorrer até 459 km com uma carga, de acordo com o Programa de Etiquetagem Nacional do Inmetro. Para abastecer e completar a bateria de 111 kWh, são necessários apenas 30 minutos (de 10% a 80%) quando conectado a equipamentos de 250 kW.

Veredicto

O Volvo EX90 reúne o melhor da segurança e da qualidade construtiva da marca, posicionando-se como rival do BMW iX (a partir de R$ 726.950), iX M60 (R$ 1.143.950), Audi SQ8 Sportback (R$ 864.990) e Mercedes-Benz EQS 450 SUV (R$ 939.900). É uma alternativa para os clientes do XC90 que desejam ingressar na mobilidade sem poluentes.

Rápido e luxuoso, o SUV 100% elétrico pode oferecer um preço mais competitivo em comparação com alguns rivais alemães, sendo extremamente prazeroso de dirigir e altamente sofisticado. O melhor de tudo: é um Volvo, garantindo que este SUV 100% elétrico cuidará da sua segurança e da de seus familiares e amigos.

SUV elétrico Volvo EX90 preto parado de frente
Volvo EX90 Ultra [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

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