19ª Romaria de Padre Reus tem data e tema confirmados; confira

A 19ª edição da Romaria de Padre Reus já tem data confirmada para ocorrer: será no domingo, 13 de julho. Como já tradicional, a caminhada tem concentração a partir das 9h, na Praça Tiradentes, Centro de São Leopoldo, e início às 9h30, com saída em direção ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde está o túmulo do pároco jesuíta. Na chegada no local, haverá missa presidida pelo bispo Dom João Francisco.

O tema para a ação deste ano também já está definido e será Peregrinos de Esperança que caminham ao Coração de Jesus.

LEIA TAMBÉM: NOVO PAPA: O que significa ser agostiniano, ordem da qual Leão XIV faz parte


Padre Resende mostra camiseta da 19.ª Romaria de Padre Reus, que já está à venda



Padre Resende mostra camiseta da 19.ª Romaria de Padre Reus, que já está à venda

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Tema

Reitor do santuário, padre Raimundo Resende lembra que a peregrinação é uma atitude antiga de quem buscava se renovar na fé, e é válida até hoje através das romarias.

“Estamos vivendo o Ano Santo, o Ano da Esperança. Esperança que deve ser renovada em nós para que se viva bem o Ano Santo”, reforça, citando que o tema tem relação ainda com escritos de papa Francisco sobre “oferecer a experiência viva do amor de Cristo, que desperta no coração a esperança segura da salvação em Cristo”.

“E o coração de Jesus também por conta do santuário e à devoção de Padre Reus, que era devoto ao Coração de Jesus”, complementa padre Resende.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Não haverá Romaria Motorizada 

Assim como no ano passado, este ano também não será realizada a Romaria Motorizada. O formato da procissão feita com veículos iniciou em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19 e que trazia a necessidade de isolamento. A iniciativa se repetiu por mais três anos, sendo descontinuada em 2024.

Expectativa de grande público

Padre Resende revela que a expectativa está alta para a edição deste ano, devido à quantidade de gente que passou pelo santuário na Sexta-feira Santa. Além disso, a romaria de 2024 não teve a adesão esperada, pois a cidade ainda vivia as consequências da enchente e, no dia da atividade, o clima era instável, com episódios de chuva em alguns momentos.

A forma de divulgação do evento este ano também tem sido diferenciada. Milhares de panfletos com fitinhas de Padre Reus benzidas foram entregues a quem passou pelo santuário já na Sexta-feira Santa. “No ano anterior, entregamos só o folder, então muitos deixaram pelo chão”, recorda o reitor. “Este ano, vimos que pouquíssimos folders ficaram no chão, o que significa que as pessoas levaram e o que pode significar que elas leram, viram a data ali e já vão se organizando para a romaria”, acrescenta.

Padre Resende também argumenta que o início de um novo pontificado também pode colaborar para que bastante fiéis estejam na romaria em 2025.

VEJA AINDA: Após um Dia das Mães marcado pela enchente, data este ano vem para transformar

Camisetas já estão à venda

As camisetas da 19ª Romaria pela Beatificação do Padre Reus, como vem sendo chamada, já estão à venda.

Elas são na cor branca, levam a arte da edição deste ano da procissão e o tema da mesma. As peças podem ser adquiridas pelo valor de R$ 40, diretamente na secretaria do santuário, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e, depois das missas aos finais de semana.

Na tarde desta quinta-feira (8), uma comissão do santuário, representantes da Prefeitura de São Leopoldo e de demais órgãos que participam da organização do evento se reuniram, no 7º andar do Centro Administrativo, para tratar sobre os preparativos da ação. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.