Antes de ir à China, Lula celebra vitória sobre o nazismo ao lado de Putin, na Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (9), em Moscou, na Rússia, da parada cívico-militar que celebra os 80 anos de vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Presidente Lula durante jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin | abc+



Presidente Lula durante jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta data, em 1945, o Exército Vermelho anunciou a rendição incondicional dos alemães, pondo fim ao conflito que devastou a Europa ocidental e matou dezenas de milhões de pessoas.

SAIBA MAIS: DIRETO DO VATICANO: Fumaça cinza e branca, comemoração e o recado da Igreja

Na Rússia, a data é conhecida como Dia da Vitória e é marcada por uma grande celebração nacional. Lula está no país desde quarta-feira (7), a convite de Vladimir Putin, com quem manterá reunião bilateral ao longo do dia.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Ainda nesta sexta, Lula manterá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e termina o dia de compromissos com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Moscou. Lula está acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e por uma comitiva de ministros e autoridades da República, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

VEJA TAMBÉM: BR-116: Com liberação de viadutos em Esteio, veja como estão as obras na rodovia

De Moscou, Lula e comitiva embarcam no dia seguinte para Pequim, na China, onde participam da cúpula entre o gigante asiático e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nos dias 12 e 13 de maio, além de fazer uma visita de Estado, com a assinatura de, pelo menos, 16 atos bilaterais.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.