Cuidado! Detran RS alerta para golpe envolvendo CNH Social que vai dar mais de 1 mil carteiras de motorista grátis; entenda

O CNH Social, programa que vai vai beneficiar 1,5 mil pessoas com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) totalmente gratuitas, foi lançado na quinta-feira (8). Em menos de um dia, já existem pessoas tentando aplicar golpes na população usando a proposta, conforme alerta o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS).

CNH Social vai beneficiar 1,5 mil pessoas com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) totalmente gratuitas | abc+



CNH Social vai beneficiar 1,5 mil pessoas com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) totalmente gratuitas

Foto: Freepik

No golpe, a pessoa interessada em participar do programa teria que pagar uma “taxa de emissão e ativação digital” em um valor descrito como “simbólico” para poder terminar a inscrição. Em um print divulgado pelo departamento, ele equivalia a R$ 127,51. “O Detran RS alerta que é golpe e reforça que a CNH Social é totalmente gratuita”, escreveram eles nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: “É prejudicial”: Fiergs e CNI são contrárias à escala 6X1; entenda o cenário na indústria

Quem pode participar do CNH Social e como ele funciona

Para participar do CNH Social, a pessoa precisa ter 18 anos completos ou mais, renda familiar de até três anos, morar no RS há pelo menos dois anos e estar inscrito no CadÚnico do governo federal, dentre outros requisitos.

O programa irá sortear 3 mil vagas para tirar a primeira habilitação, adicionar uma categoria nova ou mudar a que já possui, tudo de forma 100% gratuita. Para se candidatar, a pessoa precisa ter mais de 18 anos, morar no RS e estar inscrita no Cadastro Único do governo federal, dentre outros requisitos.

VEJA MAIS DETALHES: Carteira de motorista vai ser gratuita para 1,5 mil pessoas no RS; saiba mais sobre o CNH Social e como se inscrever

Quando e como se inscrever no CNH Social

As inscrições para participar na CNH Social começam em 12 de maio e vão até 10 de julho. Para se inscrever, é possível ir presencialmente nos Centros de Formação de Condutores (CFC) do RS, ou fazer de forma online na Central de Serviços do Detran RS.

Passo a passo de como se inscrever na CNH Social pelo site:

• Acesse: www.detran.rs.gov.br 
• Escolha o serviço desejado e a categoria
• Informe seus dados conforme o CadÚnico e Devolve-ICMS
• Salve o comprovante de inscrição

O programa CNH Social foi lançado pelo governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Confira a publicação do Detran RS:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.