Defesa Civil alerta para risco de temporais e chuva forte nesta sexta-feira em Canoas

A chuva e o vento forte que causou estragos no oeste gaúcho nesta quinta-feira (8) devem se aproximar de Canoas nas próximas horas. A previsão deixa a Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática em alerta para risco de temporais e chuva de forte a torrencial nesta sexta-feira (9). A situação pode trazer transtornos para o município. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Canoas está em alerta para forte temporal nesta sexta-feira (9)



Canoas está em alerta para forte temporal nesta sexta-feira (9)

Foto: Paulo Pires/GES

Os volumes de chuva podem variar de 50 a 70 milímetros de precipitação, enquanto que as rajadas de vento ficar entre 70 e 100 km/h, entre a tarde e o início da noite desta sexta-feira. O prognóstico pode causar problemas como destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia elétrica.

De acordo com a Prefeitura de Canoas, o nível de chuva não deve refletir em nova situação de enchente nas bacias do Rio do Sinos, do Rio Gravataí ou mesmo da Delta do Jacuí. Todo o cenário foi debatido durante uma reunião nesta quinta-feira (8), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. 

Participaram o refeito Airton Souza e do secretário da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além da Rio Grande Energia (RGE). Além da reunião, foram feitas ações de prevenção em pontos que historicamente alagam, segundo a administração municipal.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

O prefeito destaca que as casas de bombas estão em funcionamento e que as secretarias e subprefeituras estão prontas para atender a população. “É uma previsão de chuva densa, que não irá nem surtir efeito se esses volumes de chuva previstos forem diluídos em dois dias. Se ela tiver uma densidade espalhada e não cair num momento apenas, não teremos problemas.”

“A Defesa Civil e a Prefeitura estão com todos os seus órgãos preparados para dar uma resposta rápida para a população, caso seja necessário. É importante informar que o volume que está previsto para a nossa cidade, para a Região Metropolitana, não causará evento de inundação ou enchente das bacias dos rios como no mês de maio do ano passado”, afirma o secretário Vanderlei. 

Serviço

Situações de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras situações podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805.

A Guarda Municipal (GM) de Canoas também estará de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Os canoenses que tiverem problemas com desabastecimento de energia elétrica podem entrar em contato com a RGE pelo telefone WhatsApp (51) 99955 0002, aplicativo CPFL Energia ou então enviar um SMS com o código (presente na conta), para o número 27350.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.