‘Demos algumas chances’, diz Procon sobre loja de pneus de Blumenau fechada pela 3ª vez

Imagem mostra uma mulher de costas que faz parte da fiscalização do Procon de Blumenau. Ela usa um colete preto com a escrita FISCALIZAÇÃO PROCON. Ao fundo dela tem uma porta da loja de pneus de Blumenau fechada

Loja de pneus de Blumenau é fechada pela terceira vez – Foto: Reprodução/NDTV Record

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) voltou a fechar a loja Pneus Z, localizada no bairro Vorstadt, em Blumenau, no Vale do Itajaí. O fechamento aconteceu nesta sexta-feira (9), após a empresa descumprir o acordo judicial assinado em abril de 2024. Conforme o órgão em entrevista para a NDTV Record, desta vez é definitivo.

O diretor do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, afirma que foram dadas muitas chances para a empresa. “Estamos encerrando uma novela em Blumenau. O estabelecimento já foi interditada outras vezes, então foram oportunizadas algumas chances”, comenta.

Segundo o Procon, a loja de pneus de Blumenau não cumpriu com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e, em caso de novo, descumprimento, haverá multa de R$ 1 milhão.

“Eles já tinham uma multa de R$ 790 mil por outros descumprimentos. No último TAC estava bem claro que qualquer das cláusulas não cumpridas haveria a interdição total do estabelecimento. Ele não pode mais abrir”, explica.

Imagem mostra três pessoas que são fiscais do Procon de Blumenau interditando uma empresa. A porta da loja está fechada e tem uma faixa em amarelo com escritas pretas dizendo 'Procon' e 'Interditado'

Loja de pneus fechada após reclamações de clientes firma acordo com Procon em Blumenau – Foto: Michele Lamin/Reprodução ND

Loja de pneus de Blumenau é fechada pela terceira vez

O primeiro fechamento da a loja de pneus de Blumenau aconteceu em abril de 2024, após inúmeras reclamações de clientes. Segundo o Procon de Blumenau, em uma troca de pneu, por exemplo, a loja informava um orçamento com um valor abaixo do praticado no mercado. Na época a empresa foi fechada por dez dias e também firmou um acordo com o Procon.

Em novembro do ano passado, novamente. O Procon interditou a loja pela segunda vez. A reincidência de práticas abusivas graves, bem como a cobrança por serviços ofertados de forma gratuita e posteriormente cobrados estavam entre os motivos.

“Nós buscamos a solução das reclamações dos consumidores. Entretanto, nós fizemos 60 audiências nesse ano de 2025 e, dessas, muitas tiveram acordos firmados, porém não foram pagos. As pessoas não foram pagas, então retornaram ao órgão indignados que não foram cumpridos os acordos. Com o órgão do Procon, não há mais nenhum tipo de solução”, explica Campesatto.

O ND Mais tentou contato com a loja de pneus, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto.

Imagem mostra três pessoas que são fiscais do Procon de Blumenau interditando uma empresa. A porta da loja está fechada e tem uma faixa em amarelo com escritas pretas dizendo 'Procon' e 'Interditado'

Empresa não cumpriu acordos determinados no TAC em abril de 2024 – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

*Com informações do repórter Marco Aurélio Júnior

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.