DIA D: Unidades de saúde abrem as portas neste sábado para vacinação contra a gripe

O sábado (10) vai ser um dia significativo para a prevenção do vírus da gripe (influenza). Isso porque cidades de todo o Brasil estarão se mobilizando para atingir as metas de imunização. Ocorrerá o Dia D de vacinação, quando as unidades de saúde da região estarão abertas visando a proteger a população antes do período invernal, quando há maior circulação de vírus respiratórios.

  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

A vacinação da gripe começou em Novo Hamburgo no dia 03 de abril. | abc+



A vacinação da gripe começou em Novo Hamburgo no dia 03 de abril.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Podem receber o imunizante contra a influenza as pessoas que fazem parte do grupo prioritário (confira nesta página). Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas. A meta é atingir 90% desse grupo. A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2.

LEIA TAMBÉM: Aposentados podem indicar descontos indevidos neste mês; confira a partir de quando

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta que a imunização contra a gripe pode reduzir em até 60% os casos graves e óbitos. “O Dia D é uma grande oportunidade para ampliar a nossa cobertura e proteger os mais vulneráveis e evitar complicações que sobrecarregam o SUS”, destaca.

Esforço coletivo

Entre as cidades que intensificaram suas campanhas de vacinação nos últimos dias está Campo Bom. Até agora foram aplicadas 5.677 doses do imunizante em um público-alvo de 25.374 pessoas, o que representa pouco mais de 22%. No sábado, todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas, das 8 horas às 16h30, inclusive o Centro Materno Infantil e o Centro Vida, das 8 às 12 horas e 13 horas às 16h30.

VEJA: TEMPESTADE: Alagamentos, bloqueio de trânsito e alertas para ainda mais chuva no RS

Novo Hamburgo abrirá suas 26 salas de vacina no sábado, com todas unidades de saúde abertas, além da Casa de Vacinas, que funcionarão das 8 às 17 horas. A população também poderá fazer a atualização da caderneta de vacinação. Jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a vacina contra HPV poderão se imunizar.

“É uma oportunidade de todo mundo deixar em dia sua carteira de vacinação e, principalmente, aumentar o índice de cobertura vacinal contra a gripe”, salienta a secretária de Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula. No ano passado, apenas 48,79% do grupo prioritário se imunizou.

Em São Leopoldo, sete unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. As unidades de saúde participantes do Dia D são Padre Orestes, Vicentina, Materno Infantil, Santa Marta, Campina, Rio Branco e Cohab Duque. Somente 19.672 doses da vacina foram aplicadas até o momento. O público-alvo em São Leopoldo é de 58.950 pessoas.

VIU ESSA? Carteira de motorista vai ser gratuita para 1,5 mil pessoas no RS; saiba mais sobre o CNH Social e como se inscrever

Devido à forte chuva que atinge Canoas nesta sexta-feira (9), a administração municipal adiou o Dia D da vacinação contra a gripe. Inicialmente programado para este sábado (10), o evento foi remarcado para 17 de maio. 

Quem pode se vacinar

Integram o público-alvo da vacina contra gripe crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas. Após a fase atual de vacinação, o Ministério da Saúde poderá ampliar o público, mas ainda não há datas definidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.