Em Porto Alegre, Alckmin defende investigações sobre fraudes no INSS: “problema começou lá atrás, em 2019”

Durante sua passagem por Porto Alegre, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu as medidas adotadas para combater fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que resultaram em descontos indevidos nas contas bancárias de aposentados. Alckmin participou nesta sexta-feira (9) da cerimônia que marcou a retomada total das operações na fábrica da Coca-Cola Femsa em Porto Alegre.

VEJA ESSA: “É mais uma vítima neste caso”: Relatório revela inocência de vigilante de Novo Hamburgo no suposto plano de atentado em show da Lady Gaga

Geraldo Alckmin cumpre agenda em Porto Alegre | abc+



Geraldo Alckmin cumpre agenda em Porto Alegre

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Em entrevista coletiva após a cerimônia, Alckmin elogiou as ações do governo federal para combater o esquema e, indiretamente, fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL), que antecedeu a atual gestão. “Infelizmente, este problema começou lá atrás, em 2019, mas ele foi verificado e quero destacar três aspectos que realizamos: investigação rigorosa, punição rigorosa àqueles que roubaram dinheiro do INSS, dos aposentados e o ressarcimento aos lesados”, afirmou. 

Ocupando a cadeira de presidente, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre missão internacional, Alckmin garantiu que o governo irá ressarcir quem sofreu descontos ilegais. De acordo com ele, já a partir desta sexta, aposentados e pensionistas que não tiveram descontos indevidos começaram a receber notificações informando que suas contas estão seguras.

ACOMPANHE: TEMPESTADE: 16 cidades são afetadas pela chuva forte e vento; veja quais sofreram mais estragos

Na próxima terça-feira (13), as pessoas que tiveram descontos começarão a receber notificações. Já na quarta-feira (14), segundo Alckmin, será lançada a plataforma onde será possível denunciar a fraude. “Será colocada uma plataforma que ele (aposentado ou pensionista) informa se autorizou ou não o desconto. Como tem pessoas que podem não ter acesso a internet, também se trabalhará para que a Caixa Econômica Federal faça atendimento presencial”, informou.

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Investimentos

Vice-presidente eleito em 2022, Alckmin também acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e falou sobre as políticas que o governo vem adotando para que o Brasil volte a um processo de industrialização. “Tivemos nos últimos 30 anos uma desindustrialização no País precoce e severa, é preciso recuperar a indústria porque ela agrega valor, paga salários mais altos e está na vanguarda da inovação”, reconheceu.

  • CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Para recuperar o setor, o governo aposta no programa Nova Indústria Brasi (NIB). Lançado em janeiro do ano passado, o NIB pauta seis missões para essa retomada: infraestrutura; moradia e mobilidade; agroindústria; complexo industrial de saúde; transformação digital; bioeconomia e transição energética; e tecnologia de defesa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.