Granizo, cortes na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos: Inmet reforça alertas para a tempestade no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça os alertas para tempestades nesta sexta-feira (9) no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a situação mais crítica deve se estender até o meio-dia, atingindo desde o sudoeste até o sudeste do Estado, passando pela região central. A tendência a chuva seja superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 quilômetros por hora.

Chuva chegou com força ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira | abc+



Chuva chegou com força ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A queda de granizo não está descartada, bem como “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.”

SAIBA MAIS: VÍDEO: Chuva bloqueia uma das principais ligações do inteiror do RS

Nas regiões noroeste e metropolitana de Porto Alegre, o temporal deve chegar com mais ímpeto até o final da tarde, por volta das 18 horas. Ainda assim, a tendência é de que a força da tempestade seja um pouco mais ameno que nas áreas citadas acima. A chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora e entre 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos variam entre 60 e 100 quilômetros por hora.

LEIA TAMBÉM: Temporal causa queda de árvore e destelhamento em Nova Santa Rita

A possibilidade de granizo também existe, mas menos provável. Estragos a prédios e a infraestrutura da região ainda podem ocorrer, mas em menor intensidade. No nordeste do Estado, a situação é semelhante, mas o alerta está estendido até a meia-noite desta sexta-feira. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.