Mão-pé-boca: veja o que é a doença contagiosa que afetou influenciadora e seus filhos

A influenciadora digital e ex-BBB Vitória di Felice Moraes, mais conhecida como Viih Tube, contou em suas redes sociais que ela e seus dois filhos (Lua e Ravi, 2 anos e 5 meses, respectivamente) contraíram a doença mão-pé-boca. Na última quinta-feira (8), ela tranquilizar os fãs e explicou com a infecção aconteceu.

A influenciadora disse que os sintomas começaram a surgir sutilmente, com aftas na boca e pequenas bolinhas nos pés, que se pareciam com picadas de inseto. “As bolinhas no pé, às vezes, parecem só picadas e não são”, escreveu, em redes sociais.

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral comum, especialmente em crianças com menos de cinco anos, causada principalmente pelo vírus Coxsackie A16 (um enterovírus), mas outros enterovírus (como o A71) também podem causar a doença.

Além disso, ela é considerada altamente contagiosa, apesar de ser menos comum em adultos e uma pessoa pode contrair o vírus mais de uma vez. A imunidade ao enterovírus não é definitiva nem ampla, pois após o organismo só desenvolve imunidade específica apenas contra o sorotipo exato do vírus que provocou a doença, como o Coxsackie A16.

Leia mais: Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

Em geral, a condição ocorre em países que possuem clima temperado, e normalmente tem surtos entre o verão e o início do outono, em escolas e creches.

Como a doença é transmitida

A doença mão-pé-boca é transmitida pela via fecal-oral, ou seja, através do contato com saliva, secreções respiratórias, fezes, objetos, superfícies ou alimentos contaminados pelo vírus.

Isso pode acontecer tanto de forma direta, como no contato próximo entre pessoas, beijos, tosse ou espirros, quanto de forma indireta, pelo manuseio de brinquedos, talheres, toalhas ou água contaminada.

Leia também: Polêmica sobre bolo sem glúten garante direito a aluna com doença celíaca no Paraná

Por esse motivo, ambientes como creches e escolas, onde há muitas crianças pequenas juntas, são locais com alto risco de disseminação. Um detalhe importante é que, mesmo após a recuperação, a pessoa infectada pode continuar eliminando o vírus nas fezes por até quatro semanas, o que exige atenção redobrada com a higiene.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da doença mão-pé-boca são:

  • Febre baixa, geralmente um dos primeiros sinais a aparecer;
  • Dor de garganta;
  • Surgimento de pequenas bolhas doloridas na boca, especialmente na língua, gengivas e parte interna das bochechas;
  • Manchas vermelhas ou bolhinhas nas palmas das mãos, plantas dos pés e, em alguns casos, nas nádegas;
  • Irritação, cansaço e falta de apetite devido ao mal-estar geral; e
  • Aumento do risco de desidratação, já que a dor oral pode fazer a criança evitar líquidos.

O tratamento da doença mão-pé-boca é baseado apenas no alívio dos sintomas, já que não existe um remédio específico para eliminar o vírus. Por isso, os sintomas tendem a durar de 7 a 10 dias e, na maioria dos casos, desaparecem sem complicações.

The post Mão-pé-boca: veja o que é a doença contagiosa que afetou influenciadora e seus filhos appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.