Ortopedista dá 4 dicas para manter os joelhos fortes

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter a rotina de exercícios físicos devido ao desgaste do joelho que prejudica especialmente atividades como corrida e ciclismo.

O ortopedista Marcos Cortelazo, que atende em São Paulo, explica que, na verdade, a idade não é um impeditivo. “É necessário adaptar o esforço, mas os exercícios físicos não podem ser abandonados”, diz ele. Para ajudar nessa adaptação, ele indica as atividades essenciais para ter joelhos fortes.

Veja as quatro dicas para manter os joelhos fortes

Pratique exercícios físicos

“Em relação a qual exercício mais indicado, diríamos que a musculação é o principal exercício que ajuda a fortalecer e proteger os joelhos. Temos que ter como foco alguns grupos musculares, como o fortalecimento dos glúteos, da região adutora da coxa, a região extensora, onde o principal elemento é o quadríceps, os flexores, onde os músculos esquiotibiais devem ser focados, e a panturrilha. Além do fortalecimento, também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos desses grupos musculares”, disse.

Evite o sobrepeso

O acúmulo de gordura corporal gera uma sobrecarga sobre as articulações, com um trauma repetitivo e excessivo da cartilagem, o que leva a sua degeneração. “Além disso, o sobrepeso e a obesidade inflamam o corpo e aumentam a propensão para o desenvolvimento de problemas, como artrite e artrose, além de agravar as dores”, acrescentou.

Veja a lista completa das dicas no Sport Life, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.