Papa assistiu a filme Conclave para saber “se comportar”, diz irmão

O irmão do papa Leão XIV afirma que, durante a última conversa antes da escolha do novo pontífice, o papa afirmou que assistiu ao filme Conclave antes do início das votações para saber “como se comportar”. John Prevost também contou à NBC Chicago que chegou a perguntar ao irmão se ele estava preparado para isso e que tinha um “pequeno pressentimento” de que ele se tornaria o primeiro papa norte-americano.

Enquanto aguardava para se isolar no Vaticano, o então cardeal Robert Prevost conversou com o irmão. “E eu disse: ‘Bem, você está pronto para isso? Você assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar?’ E ele tinha acabado de assistir, então ele sabia como se comportar. Então, é esse tipo de coisa, porque eu queria distraí-lo, fazê-lo rir de alguma coisa, porque agora isso é uma responsabilidade incrível”, relembra John.

Esse foi o primeiro conclave com a paticipação de Robert Prevost como votante. O filme em questão retrata os bastidores das votações ultrassecretas que selecionam um novo pontífice. Conclave, de 2024, ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado.

Os irmãos ainda jogaram jogos como “Wordle” e “Words with Friends” juntos. “Para distrair a mente dele da vida no mundo real”, disse o irmão do papa.

Robert Francis Prevost foi anunciado nessa quinta (8/5) como o papa Leão XIV. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele tem 69 anos e se tornou o primeiro papa norte-americano da história da Igreja.

Quanto à possibilidade de algum deles prever o resultado do conclave, John Prevost disse que tinha um “pequeno pressentimento” de que seu irmão se tornaria o primeiro papa americano. O próprio papa LeãoXIV, no entanto, estava em dúvida.

“Ele não achava. Eu meio que achava, porque pelo que eu lia e ouvia, havia três candidatos excepcionais que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares. O cardeal das Filipinas, o secretário de Estado e ele”, disse.

O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA) e tem 69 anos. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.

Em 1977 ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.

Em 1985, o papa foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru. Ele também ingressou na missão de Trujillo, no Peru. Já em 2014 ele foi nomeado pelo papa Francisco como administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo e em 2023, o pontífice o proclamou prefeito do Dicastério para os Bispos, tornando-se Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.

Na manhã desta sexta-feira (9/5), o papa Leão XIV realizou sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina. “Esse é o mundo que Deus nos confiou. Nele, como Francisco ensinou muitas vezes, somos chamados a comunicar a fé em Jesus, Salvador, de forma alegre”, disse o novo pontífice em sua primeira homilia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.