Saiba qual papa foi atingido por tiros em atentado

A mesma Praça São Pedro que testemunhou a primeira aparição do papa Leão XIV após o conclave viu um pontífice ser alvo de um atirador. Isto aconteceu em 13 de maio de 1981, quando dois projéteis acertaram o papa João Paulo II diante de milhares de fiéis.

O papa João Paulo II, aos 60 anos, desfilava em carro aberto enquanto cumprimentava fiéis nas celebrações do dia da Audiência Geral. Os dois disparos que atingiram o santo padre obrigaram a realização de uma cirurgia com mais de cinco horas de duração. No procedimento, parte do intestino dele foi retirada.

Natural da Turquia, Mehmet Ali Ağca tinha de 23 anos à época dos fatos. Ele pertencia a um grupo extremista e estava foragido de uma prisão turca pelo crime de assassinato.

Um encontro de cerca de 20 minutos entre o papa João Paulo II e Ağca foi realizado em dezembro de 1983. O conteúdo da conversa não foi divulgado.

Milagre

Como o dia do atentado coincidiu com as celebrações de Nossa Senhora de Fátima, o pontífice atribuiu o fato de estar vivo a um milagre operado pela santa.

A batina que o papa João Paulo II vestia quando foi atingido no atentado foi direcionada para um santuário. O estabelecimento fica no local em que funcionava a fábrica na qual o papa trabalhou enquanto era jovem, em Cracóvia, na Polônia, país de nascimento do pontífice.

Após cumprir a pena de 19 anos na Itália e mais dez anos no país de origem, em 2010, o atirador tornou-se um homem livre. Quatro anos mais tarde, ele retornou ao Vaticano, visitou o túmulo do papa João Paulo II e deixou um buquê com rosas brancas. O papa faleceu em 2005, vítima de um ataque cardíaco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.