Serra da Capivara e Rota das Emoções, destinos clássicos de turistas internacionais no Piauí

20250509 154718 scaled Serra da Capivara e Rota das Emoções, destinos clássicos de turistas internacionais no Piauí

Carina Camara, coordenadora de Articulação com o Trade Nacional na Embratur (Foto: Rafael Tores/M&E)

TERESINA – Coordenadora de Articulação com o Trade Nacional na Embratur, Carina Thomas Camara falou do cenário internacional e dos principais mercados que têm aderência com o Destino Piauí na palestra ‘Piauí no Cenário Global: Conquistas, oportunidades e preparação para o futuro internacional’.

A técnica disse que atualmente o Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Portugal e Suíça, na Europa, e os Estados Unidos são os principais emissores de turistas para o destino, segundo informações confirmadas pela base de dados da Embratur, acompanhada também de levantamentos e análises de dados – tais como aeroportos de chegada locais e próximos, carência de aeroporto internacional no Estado, entre outros.

Nesta análise e levantamento, a Agência está identificando por onde o turista chega, novos voos próximos do Destino Piauí e os futuros voos já confirmados que devem sair de Fortaleza para Parnaíba, no litoral piauiense, e a presença maior de turistas que chegam em voos internacionais via Fortaleza, no caso em voos da TAP e da Air France.

O Piauí recebe muito francês, principalmente quando o destino é a Rota das Emoções, localizada na região norte/litoral, no meio exato entre os vizinhos Maranhão e Ceará. “Mais de 70% do fluxo internacional no trecho piauiense da rota atualmente é francês”, lembra Carina.

A chegada de turistas estrangeiros na rota acontece principalmente no período de final de julho até setembro e a França sempre em peso. Tanto que as maiores DMCs que vendem o Destino Piauí na França hoje trabalham muito bem a Rota das Emoções. A operadora francesa Viajar do Monte vende bastante a rota, mas tem outras empresas que exploram esse atrativo surpreendente.

A diferença do Piauí em relação a outros destinos do nordeste é que a sua capital não tem litoral. Por isso a Embratur não consegue fazer estudo mais fidedigno a partir do Aeroporto de Teresinha, pois não vai mostrar a realidade do destino.

Por exemplo, tanto a Rota das Emoções quanto o Parque Nacional da Serra da Capivara, dois dos principais destinos do Piauí não tem chegadas pelo Aeroporto de Teresina, mas são muito conhecidos no exterior.

Mais de 90% das chegadas ao Litoral vêm pelas rodovias, enquanto para o interior, incluindo a Serra da Capivara acontece também por meio terrestre, já que as conexões aéreas para os aeroportos de São Raimundo Nonato e Parnaíba foram suspensas em 2024.

O M&E viaja com proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.