SICC: Salão Internacional do Couro e Calçado evidencia a qualidade do produto gaúcho

Os pavilhões do Serra Park, em Gramado, devem receber 10 mil pessoas durante os 3 dias do SICC- Salão Internacional do Couro e Calçado. A edição de 2025 ocorre na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de maio, das 9h às 19 horas.

Última edição ocorreu em 2023 | abc+



Última edição ocorreu em 2023

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

VEJA TAMBÉM: Selo Calçadista recebe recursos do Estado e será divulgado em feiras de 2025; entenda

A feira é um encontro de negócios do setor e trará as principais tendências das coleções primavera-verão 2025/2026.  “E este é o momento certo para compras, pois com o resultado das vendas do Dia das Mães, o lojista deve vir bem animado para conhecer e comprar as novas coleções”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

Marcas renomadas da indústria participam da edição. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Lia Line, Bebecê, Orcade, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Penalty, Ala/Zatz, WJ Acessórios, Bloompy, Novopé, Mormaii, La Femme, Rafitthy, entre outras.

“As presenças destas marcas expressivas garantem o abastecimento do comércio especializado, oferecendo ao lojista uma oportunidade ímpar de efetuar compras para o segundo semestre do ano, apresentando as tendências de moda ao consumidor final”, diz Roberta.

Além disso, há a participação dos estandes coletivos com marcas da região, o Estação Moda RS e o Três Coroas Shoes. O Estação Moda RS terá 21 marcas dentro do estande coletivo e 2 em espaço próprio. No estande coletivo estarão as marcas: A3 Espadrilles, Alexia Fernanda, Anzetutto, Catri, Conceito Bartzen, Dina Mirtz, Dora Lis, Eliz Conceito, Estilo Mix, Expopelly, Fillon, Inpulse, Janine Passini, Kauffe, Liver, Menta e Hortelã, N. Maria, Paolattore, Bag Sagga, Tinna K., Tricouro. Em outro corredor estarão: Andine e Linea Bella.

CONFIRA: Guerra comercial com a China atrai olhares do mercado dos EUA para calçado brasileiro

O gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti ressalta a importância do evento, especialmente para as pequenas indústrias de calçado de marca própria.

 “O SICC é uma feira muito bem posicionada, principalmente para as pequenas indústrias de calçado de marca própria que são muito beneficiadas pela atratividade dos varejistas do centro do País. E tendo em vista que o SICC não foi realizado no ano passado, em virtude da calamidade climática, as expectativas se redobram. Estamos em momento de retomada dos negócios do setor do calçado, a pequena indústria de marca própria sofreu muito com o abalo climático do ano passado. O SICC vem para que elas consigam garantir o faturamento  de suas coleções para os próximos meses”, destaca Copetti.

O gerente regional também destaca a relevância dos produtos. “A expectativa do Sebrae é muito positiva. As empresas que participam do Estação Moda são preparadas, qualificadas e têm produtos altamente vinculados e alinhados com a modelagem de negócios para consumidores mais qualificados. São produtos que garantem qualidade, conforto e sustentabilidade. A expectativa é de um aumento expressivo de vendas para os 3 dias de feira”, avalia.

A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades na realização do evento: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

LEIA AINDA: “Novo Hamburgo sempre esteve no nosso coração”: Supermercados Kern inaugura loja na cidade

Outras atrações

Nesta 31° edição do SICC, o eMerkator Talks promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. A grade de palestras é focada em oferecer insights práticos e soluções reais para o dia a dia das lojas e marcas do setor.

“Estamos ao lado do varejo oferecendo conteúdos que possam apontar novos caminhos para o incremento dos negócios a curto e médio prazos. Temos consciência que uma feira que reúne um segmento tão importante, o qual gera milhares de empregos tanto na indústria quanto no comércio, não pode se restringir em apenas uma ponta do processo de comercialização é necessário oferecer ferramentas que possam inspirar expositores, lojistas e visitantes”, diz Roberta Pletsch.

A grade da programação está neste link.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.