TEMPESTADE: Alagamentos, bloqueio de trânsito e alertas para ainda mais chuva no RS

A chuva volumosa, que atinge o Rio Grande do Sul desde a quarta-feira, causa transtornos em diferentes partes do Estado nesta sexta-feira (9). Os volumes passam de 100 mm desde o início da madrugada em cidades como Santa Maria, na região central do RS. Já a Grande Porto Alegre, que ainda não tinha tido precipitação nesta semana, tem pancadas de chuva desde a madrugada. 

Casas são atingidas em Santa Maria

A região central do Rio Grande do Sul é uma das mais atingidas pelo atual episódio de chuva. Conforme dados da MetSul Meteorologia, somente na madrugada desta sexta-feira (9) choveu 140 mm em Santa Maria. Na cidade, casas foram atingidas pela água e ruas estão alagamentos.

LEIA TAMBÉM: FRENTE FRIA: Temporais alcançam a Grande Porto Alegre; veja previsão para o restante do dia 

Em um vídeo publicado pela MetSul, uma moradora relata que sua casa foi “novamente” afetada. Ela se emociona ao mostrar diversos móveis e eletrodomésticos embaixo d’água.

Chuva bloqueia uma das principais ligações do interior

Uma das principais ligações do interior do Rio Grande do Sul foi bloqueada nesta sexta-feira devido a alagamentos e queda de barreiras.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

A RSC-287 foi totalmente bloqueada por volta das 7h30. De acordo com a concessionária Rota de Santa Maria, o bloqueio é no quilômetro 167, entre os municípios de Paraíso do Sul e Novo Cabrais.

LEIA MAIS: FRENTE FRIA: Temporais alcançam a Grande Porto Alegre; veja previsão para o restante do dia  

Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o desvio deve ser feito pela BR-153/BR-290, com restrição de peso. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou o tráfego de caminhões de um eixo, com peso máximo de 18 toneladas, na parte do Fandango, em Cachoeira do Sul.

Veja o vídeo

 YouTube Video

Temporal causa queda de árvore e destelhamento na região metropolitana

Em Nova Santa Rita, na região metropolitana, aconteceu uma queda de árvore e destelhamentos no início desta sexta-feira.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Temporal em Nova Santa Rita causa queda de árvore e destelhamento



Temporal em Nova Santa Rita causa queda de árvore e destelhamento

Foto: Defesa Civil/PMNSR

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

De acordo com a Defesa Civil e a Divisão de Trânsito do município, as ocorrências foram na localidade de Maria Rita, no Caju. Até o momento, seis famílias pediram auxílio. 

A Prefeitura de Nova Santa Rita segue em alerta para novos temporais, vento forte e possibilidade de granizo ao longo do dia. Em caso de emergência, os moradores podem ligar para o número (51) 9 8922-8949.

Previsão do tempo e novos alertas

A previsão do tempo indica que a chuva vai seguir atingindo o Rio Grande do Sul nas próximas horas. A Defesa Civil do Estado e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para regiões do Estado. 

Alertas do Inmet

O Inmet reforça os alertas para tempestades. A tendência, segundo o órgão, é que a chuva seja superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 quilômetros por hora.

Além disso, não se descarta queda de granizo, bem como “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Nas regiões noroeste e metropolitana de Porto Alegre, o temporal segue até as 18 horas. A chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora e entre 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos variam entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Alertas da Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para condição severa com chuva e raios. O risco é muito alto de alagamentos pontuais nas regiões das Missões, Noroeste, Centro e parte dos vales. Válido até 14 horas desta sexta-feira. 

A Defesa Civil estadual também alerta para chuva e raios no Noroeste, parte do Norte, vales, parte da região metropolitana e litoral norte. O risco é alto para alagamentos pontuais. Válido até o meio-dia.

Em caso de emergências, a orientação é que as pessoas afetadas liguem para os telefones 190 e 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.