Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes

Logo da Petrobras (REUTERS/Sergio Moraes)

O conselho de administração da Unigel aprovou na segunda-feira uma proposta da Petrobras que busca solução para a retomada de duas fábricas de fertilizantes nitrogenados no Nordeste, disseram nesta sexta-feira duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

Ambas as companhias travam disputas relacionadas ao arrendamento das fábricas de fertilizantes da petroleira pela Unigel na Bahia e em Sergipe.

As fontes, que falaram na condição de anonimato, não deram detalhes do que foi aprovado.

Em abril, a Petrobras informou que havia feito uma proposta de acordo para encerramento de controvérsias contratuais e litígios existentes entre as partes, com o restabelecimento da posse das fábricas de fertilizantes no Nordeste e posterior retomada das operações pela Petrobras.

Procuradas nesta sexta-feira, as empresas não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

A retomada das fábricas, segundo a Petrobras informou anteriormente, aconteceria após a realização de procedimento licitatório para contratação de serviços de operação e manutenção das referidas plantas.

Após aprovação da Unigel e da assinatura por ambas as partes, o acordo ainda demandaria o cumprimento de condições precedentes e a homologação pelo Tribunal Arbitral, segundo a petroleira disse antes.

A Petrobras havia arrendado as fábricas para a Unigel em 2019, por dez anos, mas elas estão paralisadas desde 2023, sob a alegação da parceira de que os altos preços do gás natural no Brasil inviabilizavam a operação de forma lucrativa.

The post Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.