VÍDEO: Veja o que esperar da previsão do tempo nas próximas horas; cidades do RS já passaram dos 200 mm

As primeiras horas de sexta-feira (9) foram marcadas por transtornos no Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, entre quarta (7) e o fim da manhã desta sexta, cidades, especialmente da área central do Estado, registraram entre 200 mm e 250 mm. “São muitos os problemas no começo desta sexta-feira no Rio Grande do Sul por conta da chuva excessiva”, explica.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Em Santa Maria, um dos municípios que mais sofre com os altos acumulados, escolas foram fechadas e casas foram atingidas por alagamentos. Ainda de acordo com Estael, a cidade que teve o maior volume até o momento é São Gabriel, com 245 mm.

Além de diversos danos em função de tempestade e vendavais, uma das principais ligações do interior gaúcho, a RSC287, foi bloqueada em função de alagamentos e queda de barreira.

Trecho da RSC-287 em Novo Cabrais | abc+



Trecho da RSC-287 em Novo Cabrais

Foto: Redes sociais

O que esperar das próximas horas

Apesar do Estado já registrar altos elevados em um curto período, a meteorologista mantém alerta: “Fiquem atentos porque nas próximas horas, entre e ao longo da tarde e noite desta sexta-feira, ainda haverá pulsos de chuva forte, acrescentando um volume ainda maior de chuva nessas regiões que já estão com vários transtornos”.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Estael salienta ainda que o noroeste, a faixa central, parte da Costa Doce, grande Porto Alegre e até mesmo o Vale do Rio Pardo seguem com risco de volumes altos de precipitação, com mais alagamentos em áreas urbanas e impacto em rios e arroios. “Ainda pode acontecer temporais isolados na metade norte do Estado, com muitos raios, rajadas de vento e não se descarta alguma situação de granizo”, destaca.

Contudo, o tempo já deve começar a melhorar na noite desta sexta na fronteira com Uruguai, com avanço de ar seco e frio. Este fenômeno já deve afastar a chuva em grande parte das regiões ao longo da madrugada do sábado (10).

Confira em vídeo

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.