Kartoffelfest: Com receita inusitada de vodka de batata, começa festa na região; saiba mais

E tem que não goste de batata? Frita, assada, encontrada em diversos pratos e até em bebidas, ela une todos os gostos. Em Santa Maria do Herval, a tradicional Festa da Batata, a Kartoffelfest, já começou e traz esse produto como a base de criativas receitas e produtos.

Vodka de batata foi apresentada na festa neste final de semana | abc+



Vodka de batata foi apresentada na festa neste final de semana

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

Quem passar pela Kartoffelfest poderá se deliciar com as variadas opções da gastronomia típica alemã e as receitas que colocam a batata como prato principal. Além do Kartoffel Kichelcher, o tradicional bolinho de batata – que virou patrimônio histórico, cultural e imaterial da cidade, tem batata recheada, lasanha de batata, batata no palito, pastel e até pizza.

LEIA TAMBÉM: TRICOFEST: Começa a feira de malharias na Serra; expectativa é movimentar até R$ 17 milhões

O almoço colonial é servido pelo único Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade, o Amigos da Tradição. “Aqui sai em média 700 refeições ao dia, entre almoço e janta. Contamos com uma equipe de 25 pessoas para poder atender bem a todos. Sempre trazemos uma novidade e nesse ano é a batata à dorê que o pessoal está adorando, além da nossa tradicional salada de batatas”, conta o patrão do CTG, José Francisco Braum, 45 anos. “Essa já está sendo uma das nossas melhores festas”, reitera.

Miriam e Thaís Moraes visitam pela primeira vez o evento  | abc+



Miriam e Thaís Moraes visitam pela primeira vez o evento

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

Quem veio conhecer a festa e se deliciar com a famosa batata recheada foi a família Moraes, de Ivoti. “Estou gostando bastante, pois está bem animado. Não esperava que seria uma festa tão grande assim”, comenta a aposentada Miriam Moraes, 55.

CONFIRA MAIS SOBRE A FESTA DA BATATA: Mais de 40 bandas estão na programação do evento em Santa Maria do Herval; confira

Tem até vodka de batata

Um pouco mais cremosa e adocicada que as tradicionais à base de trigo, a vodka de batata está despertando a curiosidade de muitos visitantes. Embora ainda não amplamente divulgada devido a sua recente produção, muitos já puderam provar a iguaria. A bebida feita com as batatas produzidas na cidade ainda não está à venda, somente servida para degustação.

Cultura e produção da batata

A festa que celebra a cultura e a produção de batata em Santa Maria do Herval existe há mais de 40 anos. A cidade conta com aproximadamente 208 famílias envolvidas no cultivo do tubérculo de forma artesanal. São cerca de 400 hectares plantados entre safra e safrinha, com produtividade média entre 18 a 22 toneladas por hectare.

Pelos pavilhões cobertos do evento, podendo ser facilmente acessados em dias de chuva, pode ser conferido um pouco do trabalho da agricultura familiar com exposição de diversos produtos, maquinários, além da venda da batata a granel.

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Conforme o prefeito Gilnei Capeletti, um dos pontos marcantes dessa festa que também comemora os 37 anos de emancipação da cidade, será o lançamento de um documentário sobre a história do Teewald, como o município é conhecido pelo dialeto alemão. O lançamento será na quinta-feira (15).

“Estamos com uma grande expectativa que essa festa seja ainda mais bonita, pois a aceitação dos moradores e turistas está sendo muito grande. Tem uma variada programação para todos os gostos e idades. Nos estandes da praça alimentação são mais de dez pratos feitos de batata, também tem sopa e churrasco. Tudo o que faz parte da nossa tradição”, explica.

Saiba mais

A programação ainda contará com mais 40 bandas se apresentando nos palcos, itinerantes e grupos folclóricos, além da feira de indústria e comércio, Praça de Alimentação, espaço cultural e o Museu Municipal com maquetes que retratam a história da cidade. No ano passado a edição da festa foi suspensa devido às enchentes. A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura de Santa Maria do Herval. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.