Paquistão conta ao menos 13 civis mortos após 12h de ataques da Índia

Pelo menos 13 civis foram mortos na Caxemira do Paquistão após ataques da Índia nas últimas 12 horas que antecederam o meio-dia (horário local) deste sábado (10/5), segundo informou a autoridade de desastres da região.

Ambos os países trocaram tiros após a ação militar de Islamabad contra a Índia nas primeiras horas do dia. Mais de 50 pessoas também ficaram feridas na região, informou a autoridade.


Conflito entre Índia e Paquistão

  • Em 22 de abril, um ataque terrorista na Caxemira reacendeu a tensão histórica entre Índia e Paquistão. Segundo Nova Déli, a ação provocou a morte de 26 pessoas e teria sido apoiada por Islamabad.
  • Como resposta, a Índia lançou uma série de bombardeios contra o território do Paquistão, e em áreas na Caxemira controladas por Islamabad.
  • A operação militar indiana provocou retaliação rápida. Horas após ser atacado, o Paquistão iniciou ataques contra posições indianas na linha de controle entre os dois países na Caxemira.

Índia e Paquistão se acusaram mutuamente de ataques com mísseis transfronteiriços contra grandes alvos militares, a escalada mais significativa até o momento no conflito em formação entre os dois vizinhos com armas nucleares.

Neste sábado, a Índia acusou o Paquistão de lançar ataques contra dezenas de bases aéreas e quartéis-generais militares no norte de seu territóeio, usando armas de longo alcance, drones e caças.

6 imagens

Mortos são contados em ambos os lados

Pessoas experimentam um apagão após a Índia lançar ataques contra o Paquistão
Ataques entre Índia e Paquistão
Guerra entre Paquistão e Índia
Civis são atingidos
1 de 6

Conflito entre Paquistão e Índia tem escalada

Firdous Nazir/NurPhoto via Getty Images

2 de 6

Mortos são contados em ambos os lados

3 de 6

Pessoas experimentam um apagão após a Índia lançar ataques contra o Paquistão

Getty Images

4 de 6

Ataques entre Índia e Paquistão

Reprodução

5 de 6

Guerra entre Paquistão e Índia

Muhammed Semih Ugurlu/Anadolu via Getty Images

6 de 6

Civis são atingidos

Mazhar Chandio/Anadolu via Getty Images

As acusações surgiram poucas horas depois de o Paquistão afirmar que a Índia havia disparado seis mísseis terra-ar contra três das bases militares mais importantes do Paquistão na manhã de sábado.

Pouco depois, autoridades paquistanesas confirmaram que haviam iniciado seu contra-ataque contra a Índia, sob o nome de Operação Bunyan Ul Marsoos, uma frase do Alcorão que pode ser traduzida aproximadamente como “muro de chumbo”.

Com informações do jornal The Guardian.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.