TORNADO: Defesa Civil chega a conclusão sobre fenômeno que causou estragos em cidade do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que o fenômeno que destruiu a área rural de uma cidade do Estado, na tarde da última sexta-feira (9), se trata de um tornado.

CONFIRA: Exposição fotográfica sobre a cheia histórica ocorre até o final do mês em Sapucaia do Sul

Tornado causou estragos em Erval Grande no RS | abc+



Tornado causou estragos em Erval Grande no RS

Foto: Defesa Civil

A confirmação do tornado veio após a “análise das condições atmosféricas, imagens do radar meteorológico de Chapecó (fornecidas pela Defesa Civil de Santa Catarina) e nas evidências observadas no local”, explica o órgão.

LEIA MAIS SOBRE TORNADO: Cidade do RS tem área destruída pelo fenômeno climático extremo com vento que pode ter chegado a 150 km/h; veja fotos

Cerca de 250 residências atingidas

O tornado atingiu a cidade de Erval Grande, no Norte do RS, com grandes rajadas de vento que causaram estragos em cerca de 250 residências, deixando 40 famílias desalojadas, conforme a rádio Erval FM. A Defesa Civil afirma que a rede elétrica também foi atingida, além do fenômeno ter provocado queda de galhos e árvores. Ele durou das 14h50 às 15h10.

A MetSul Meteorologia afirma que o vento pode ter chegado a cerca de 150 km/h, conforme análise dos danos. Entretanto, a intensidade só poderá ser classificada após uma análise no local.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O que é um tornado

Entre os fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos, estão os tornados. Eles são caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra, explica a empresa.

“Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos. A escala Fujita, frequentemente usada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.