Canoas tem primeiro registro de óbito por dengue em 2025

Somando quase 1,5 mil notificações nestes primeiros cinco meses do ano, Canoas registra o seu primeiro óbito por dengue. Trata-se de uma mulher, branca, na faixa dos 40 anos. Os dados foram consultados neste domingo (11) no Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Aedes aegypti



Aedes aegypti

Foto: Unsplash

Ainda não há informações sobre o bairro em que a morte foi registrada. As localidades com mais casos são Harmonia, Niterói, Olaria e Mathias Velho. Além de Canoas, os municípios de Porto Alegre (6), Alvorada (2), Cachoeira do Sul (2) e Viamão (2) também contabilizam óbitos pela doença.  

E mais ocorrências foram registrados desde a última quinta-feira (8). Ao todo, o município já acumula 1.458 notificações de casos suspeitos, sendo 339 confirmados e 12 inconclusivos. Dentro deste grupo, 211 seguem em investigação, enquanto que outros 896 casos já foram descartados pelas autoridades desde o início do ano. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Em comparação com 2024, Canoas teve 17 óbitos, a maioria de pessoas acima dos 60 anos. Também foram contabilizados 14.822 notificações e 8.695 casos confirmados. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os números tendem a diminuir em função da proximidade do inverno, mas a população não pode relaxar nos cuidados.

Como se prevenir

O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, se prolifera em locais com água limpa e parada. A população pode se prevenir evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus entre outros recipientes. A medida interrompe a reprodução e a proliferação do mosquito.

Os moradores que identificarem possíveis focos de dengue em sua vizinha podem entrar em contato com a Central do Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120; e pelo número 0800-510-1234.

Fique atento aos sintomas

A população também precisa ficar atenta aos sintomas. Os mais comuns são febre alta, enjoo, dor nas articulações, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, moleza e manchas vermelhas no corpo. Outros sintomas denunciam um quadro mais grave, como dor na barriga intensa; tontura ou sensação de desmaio; sangramento no nariz, gengivas e fezes; vômitos frequentes; dificuldade de respirar; cansaço e/ou irritabilidade.

Ao notar estes sintomas, os mais comuns ou mais graves, a recomendação é buscar atendimento em uma unidade de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.