Vizinhos ouviram gritos de socorro e discussão antes de duplo homicídio em Estância Velha

Moradores do entorno da associação de moradores do Loteamento Veneza, onde ocorreu um duplo homicídio na madrugada deste domingo (11), no bairro Encosta do Sol, em Estância Velha, afirmam ter escutado uma discussão e gritos de socorro por volta das 4 horas — horário aproximado do crime. Os nomes das testemunhas não serão divulgados.

Dois homens foram mortos na associação de moradores do loteamento Veneza, em Estância Velha | abc+



Dois homens foram mortos na associação de moradores do loteamento Veneza, em Estância Velha

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

LEIA MAIS: “Por pouco não arrancaram as cabeças”: Requintes de crueldade são detalhados em duplo homicídio na regiãoi

“Ouvi gritos com pedidos de socorro muito fortes. Até pensei em levantar, mas como aqui passam pessoas gritando todas as noites, permaneci deitado achando que era mais um desses loucos”, relata um morador. Ele complementa dizendo que, após os gritos, ouviu o barulho de um carro e, depois, a rua ficou em silêncio. O morador da Rua Arlindo Almir Frank afirma, contudo, que só tomou conhecimento das mortes pela manhã, quando acordou.

Outro morador, este da Rua Carlos André Dauernheimer, destaca que foram três gritos de socorro vindos da associação. “Ouvi três vezes o grito de ‘socorro’ e alguém retrucando com um ‘cala a boca’. Fui para a rua, quando vi dois caras saindo dos fundos da associação e embarcando no carro”, explica.

CONFIRA AINDA: Caso de vigilante de Novo Hamburgo que foi suspeito de planejar ataque a show da Lady Gaga reforça alerta sobre crimes digitais

Uma terceira testemunha afirma ter escutado um dos autores do duplo homicídio dizer às vítimas que estavam ali em retaliação a alguma ação delas. “Vocês gostam de fazer uma chinelagem e ficam roubando aqui na volta”, teria sido a frase.

Uma quarta pessoa, também moradora da Rua Carlos André Dauernheimer, só tomou conhecimento do duplo homicídio ao amanhecer, mas confirma que o trecho é barulhento e que os moradores já estão acostumados com algazarras durante a madrugada. “Eram umas 6 horas, quando acordei com a polícia batendo palmas aqui na frente de casa para ver se a gente tinha escutado ou visto algo. Não escutei, até porque durmo com o rádio ligado, pois tem muita barulheira aqui que atrapalha o sono”, sublinha.

“É um corredor de zumbis”

A Rua Carlos André Dauernheimer, onde fica a associação de moradores em que ocorreu o duplo homicídio, conecta Estância Velha ao bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo, numa parte do bairro reconhecida pela predominância do tráfico de drogas.

Duplo homicídio registrado em Estância Velha  | abc+



Duplo homicídio registrado em Estância Velha

Foto: Guarda Municipal de Estância Velha

O secretário de Segurança de Estância Velha, Oséias Vieira, conhece bem esse local. “É um corredor de zumbis. Usuários de drogas ficam perambulando dia e, principalmente, à noite nesse trecho para ir até as ‘casinhas’ (como é conhecido o Residencial Boa Saúde) em busca de drogas”, explica.

Outro problema é justamente o fato de esses usuários realizarem pequenos furtos e roubos na região. “Estes usuários acabam por cometer crimes de furto, roubos e hostilizam pessoas para dar dinheiro a eles, quase como forma de extorsão”, coloca Vieira.

CONFIRA AINDA: “Evitamos um ataque”: Adolescente de 15 anos é suspeito de planejar atentado a escola municipal da região

Em contrapartida, o secretário garante que as forças de segurança de Estância Velha estão realizando diversas prisões de criminosos ligados ao tráfico de drogas. “Posso garantir que a GCM realiza patrulhamento preventivo nestas áreas, inclusive efetuando prisões em flagrante dos suspeitos que atuam no entorno. Somente na data de ontem (dia 10), a GCM de Estância Velha prendeu em flagrante dois traficantes, sendo um deles ligado ao tráfico do Residencial Boa Saúde”, conclui.

  • ENTRE NO CANAL DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Ainda conforme Vieira, os traficantes que atuam na zona das “casinhas” estão soltos e há muito tempo assombram a vida de moradores honestos que residem no local. “Esses traficantes, além de aterrorizar a vizinhança local, são responsáveis pela distribuição de boa parte da droga nos bairros Primavera, Rincão e Boa Saúde (NH) e Rincão dos Ilhéus (EV)”, pontua.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.