Embratur e Sebrae promovem famtour na Bahia para operadores de birdwatching britânicos

unnamed 54 Embratur e Sebrae promovem famtour na Bahia para operadores de birdwatching britânicos

Grupo de operadores britânicos especializados em turismo de natureza visitam destino no interior da Bahia (Raíto Santana/Embratur)

Operadores britânicos especializados em turismo de natureza deram início, nesta segunda-feira (12), ao terceiro dia do Famtour Experience Brasil, em Boa Nova, Bahia. A iniciativa, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, segue até sábado (17) e tem como objetivo apresentar o Brasil como destino estratégico para o turismo de natureza, especialmente o segmento de birdwatching.

Reconhecida como uma das ferramentas mais eficazes para expandir a presença do Brasil no mercado internacional, o famtour permite que operadores estrangeiros vivenciem o destino de forma autêntica, conhecendo roteiros, cultura e biodiversidade de perto. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Presidente do Sebrae, Décio Lima enfatizou que “os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário e compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social. O aumento do fluxo de turistas pelo país impulsiona diretamente essas atividades, gerando empregos, fortalecendo economias locais e ajudando a distribuir a riqueza de maneira mais equilibrada pelo território nacional”, afirma.

Birdwatching

Com foco no birdwatching (observação de aves), o roteiro contempla duas regiões de Parques Nacionais, Boa Nova, conhecida como a “capital baiana da observação de aves”, e Lençóis, um dos destinos mais emblemáticos da Chapada Diamantina. Trilhas, reservas naturais, cachoeiras e mirantes deslumbrantes prometem uma verdadeira imersão na biodiversidade baiana.

O famtour será finalizado com rodadas de negócios entre operadores britânicos e representantes do turismo local, fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado europeu.

Estratégia

O público-alvo do famtour foi selecionado com base no potencial de emissão de turistas para o Brasil. Em 2024, o Reino Unido ocupou a 11ª posição entre os principais emissores, com 153.754 turistas enviados ao país. Além disso, o mercado britânico é um dos que mais consome produtos relacionados à observação de fauna e flora no mundo, o que o torna estratégico para o turismo de natureza no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.