Guia de turismo é morto em operação policial e população se revolta

Uma operação policial deflagrada vila de Caraíva, distrito de Porto Seguro (710 km de Salvador), no último sábado (10/5), culminou na morte de uma pessoa que, segundo testemunhas, nada tinha a ver com o mundo do crime. Victor Cerqueira Santos Santana, 28 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo durante a ação.

A morte de Victor — que era carinhosamente chamado de Vitinho pela comunidade — gerou revolta. Segundo moradores da região onde a operação conjunta entre a Polícia Militar da Bahia e da Polícia Federal foi deflagrada, o guia foi baleado quando os policiais procuravam por um suspeito conhecido como “Alongado”, líder de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas, homicídios e lavagem de dinheiro.

A população, indignada com um fato, alega que Victor não tinha envolvimento com nenhum dos crimes. O homem era guia de turismo e trabalhava com passeios de lancha e de buggy na região.

3 imagens

A população se revoltou com o homicídio

Victor foi morto em operação policial no sábado (10)
1 de 3

Victor foi morto em operação policial no sábado (10)

Reprodução

2 de 3

A população se revoltou com o homicídio

Reprodução

3 de 3

Victor foi morto em operação policial no sábado (10)

Reprodução

Pronunciamento

A Secretaria de Segurança Pública se pronunciou sobre o ocorrido. A pasta afirmou que dois suspeitos foram atingidos por disparos de arma de fogo após confronto, segundo relatado por policiais que atuaram na operação.

A SSP afirmou que as duas vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos.

A ação foi deflagrada com o objetivo de desarticular um grupo envolvido com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.

Protesto

Nesta segunda-feira (12/5), a população, comovida com a morte de Victor, se mobilizou em um protesto para pedir por Justiça. Eles alegam que Victor não reagiu à abordagem, mas que teria sido levado algemado e, posteriormente, encontrado morto.

Um abaixo-assinado também foi criado por amigos para cobrar investigações. O documento já alcança a marca de mais de 500 assinaturas.

Além dele, dois homens morreram na noite de sábado (10): o alvo da operação, Ramon Oliveira Cruz, 33 – traficante conhecido como ‘Alongado’ – e um homem suspeito de ser seu ‘segurança’. Com ambos, a polícia encontrou uma pistola, revólver, carregador, munições e porções de entorpecentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.