HotelDo celebra 25 anos e 1ª convenção com agentes de viagens: “Eles ajudaram a construir tudo isso”

Marcio Nogueira, diretor Comercial da HotelDO

Marcio Nogueira, diretor Comercial da HotelDO (Ana Azevedo/ M&E)

MACEIÓ (AL) – A HotelDO deu início nesta segunda-feira (12) à sua primeira convenção regional no Brasil, reunindo cerca de 250 participantes — entre agentes de viagens (170), parceiros e colaboradores — para celebrar os 25 anos da empresa e projetar os próximos passos no turismo B2B. O evento, realizado em Maceió (AL), vai até o dia 16 e marca uma fase estratégica da companhia, que aposta em inovação tecnológica, fortalecimento das relações e valorização da força de vendas.

“Estamos presentes em 19 países e nunca havíamos feito algo assim aqui. A ideia é que esta convenção sirva de modelo para outros mercados”, afirma Marcio Nogueira, diretor Comercial da HotelDO. “A escolha de Alagoas foi certeira. É um destino ensolarado, turístico, com uma energia incrível — e o apoio da Secretaria de Turismo do estado e da Luck Receptivo foi essencial.”

  • Bárbara Braga celebra números do turismo de Alagoas e anuncia lançamento da “Marca Nordeste”
  • Alagoas celebra maior temporada de verão da história e expansão do turismo internacional
  • Hotel em Maceió é eleito um dos cinco melhores da América do Sul, segundo Tripadvisor

Com o tema “25 Anos de Conquistas e Futuro Promissor”, a convenção simboliza a consolidação da HotelDO como plataforma completa no setor B2B — operadora, consolidadora e broker em um modelo de negócios unificado. Ao longo da semana, os participantes terão acesso a conteúdo técnico, experiências imersivas no destino e lançamentos de soluções.

“Eu costumo brincar que, quando chegamos, isso tudo era mato. Hoje, temos uma plataforma robusta que facilita a vida do agente de viagens”, diz Nogueira. “Celebrar esse legado com quem nos ajudou a construir tudo isso é de um simbolismo enorme. Trazer gente do Brasil inteiro exige uma logística complexa, mas conseguimos reunir nossos 25 top sellers e muitos parceiros estratégicos.”

Segundo ele, os agentes estão aproveitando a programação para se capacitar e vivenciar o destino, o que reflete diretamente na performance comercial. “Não basta ver fotos, é preciso sentir o local. Muitos aqui nunca tinham vindo a Alagoas, e agora poderão vender com mais propriedade.”

Inovação como caminho na HotelDo

Além de comemorar os 25 anos de trajetória, a HotelDO apresenta durante o evento mais de 10 novidades para o trade, com foco em flexibilidade, mobilidade e autonomia para o agente de viagens.

Entre os lançamentos, estão:
• Pacotes Neto, que permitem usar a comissão como entrada ou abatimento no valor final;
• Retenção de Comissão em Cancelamentos, dando autonomia ao agente para decidir sobre reembolsos;
• Integração com o Nubank, trazendo uma nova opção de pagamento digital.

Outro destaque é o aplicativo HotelDO, o único do gênero entre operadoras brasileiras, que já se mostra um diferencial competitivo. “Os agentes estão felizes, mas continuam atendendo os clientes aqui mesmo, celular na mão. A tecnologia permite isso — agilidade e mobilidade. Não temos dúvida de que estamos no caminho certo”, diz Nogueira.

  • HotelDO celebra crescimento no B2B e lança funcionalidade que garante comissão a agentes mesmo em cancelamentos
  • HotelDO lança aplicativo inovador para agentes de viagem
  • HotelDO reforça equipe de soluções de voos via API

O diretor destaca que, apesar dos desafios do cenário econômico global, o primeiro trimestre de 2025 trouxe crescimento de dois dígitos e permitiu avanços estratégicos importantes. “Foi um período mais de planejamento do que de execução. Estamos projetando o turismo de 2028. A empresa tem um olhar de longo prazo.”

No evento, a HotelDO também revelou que em 2024 obteve crescimento de 28% no B2B, consolidando sua posição como parceira de referência para o agente de viagens. Durante a convenção, uma célula de pós-venda especializada está à disposição dos convidados para suporte a reservas ativas e dúvidas operacionais.

“A verdade é que já passamos por três aquisições e, mesmo em momentos difíceis, seguimos evoluindo. Criamos tudo isso do zero e agora temos uma estrutura sólida, com ferramentas que aumentam a competitividade do agente”, pontua Nogueira.

As expectativas para o restante do ano são altas, especialmente com a conclusão de uma nova aquisição prevista entre maio e junho. “É um momento novo, com modelos e culturas diferentes. A equipe está empolgada. Acredito que 2025 será um ano diferenciado.”

“Sou apenas um passageiro nessa história — estou aqui há 20 anos — mas o importante é o legado. Nosso papel é deixar uma empresa cada vez melhor para o agente de viagens.”

Ao refletir sobre os aprendizados dessas duas décadas e meia, Marcio é direto: “Sou apenas um passageiro nessa história — estou aqui há 20 anos — mas o importante é o legado. Nosso papel é deixar uma empresa cada vez melhor para o agente de viagens.”

A convenção em Alagoas é mais que uma celebração: é um marco de transição para uma nova fase, pautada por digitalização, autonomia comercial e construção colaborativa com o trade. “Eles são — e sempre serão — o coração do turismo”, conclui.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.