Mounjaro e Ozempic: qual medicamento é o melhor para emagrecer?

glicose, diabetes

As disputas entre as canetas emagrecedoras continuam. Em um novo estudo clínico, cientistas mostram que o princípio ativo do Mounjaro (tirzepatida) é mais eficiente em comparação ao do Ozempic (semaglutida) quando se trata de perda de peso em adultos com obesidade. 

A pesquisa, chamada de SURMOUNT-5 e foi apresentado no 32º Congresso Europeu de Obesidade e publicado no New England Journal of Medicine. Ela é produzida a pedido da Eli Lilly, farmacêutica que desenvolve o Mounjaro, que começa a ser vendido no Brasil este mês.

O estudo incluiu participantes com obesidade que não tinham diabetes e comparou diretamente os efeitos dos dois medicamentos no controle do peso corporal. Os resultados mostram que:

  • Pacientes que utilizaram tirzepatida perderam, em média, 22,8 kg, o equivalente a 20,2% do peso corporal inicial;
  • Quem usou semaglutida teve uma perda média de 15 kg, ou 13,7% do peso corporal.

Essa diferença aponta para uma eficácia significativamente maior da tirzepatida. Além disso, a pesquisa mostra quantas pessoas conseguiram perder pelo menos 15% do peso corporal total. Entre os participantes que usaram Mounjaro, 64,6% alcançaram essa redução de peso. Já entre os que usaram Ozempic, esse número foi de 40,1%. 

Leia mais: Mesmo com retenção de receita, vendas de Ozempic e similares devem seguir crescendo

Outro indicador importante quando se trata de obesidade é a circunferência abdominal, que segundo os resultados, também sofreu uma redução: com a tirzepatida, os pacientes perderam uma média de 18,4 cm da circunferência abdominal, contra 13 cm com a semaglutida.

O estudo foi conduzido em diversos centros de pesquisa nos Estados Unidos e em Porto Rico, envolvendo 751 participantes com obesidade ou sobrepeso. Feito de forma randomizada (com participantes distribuídos de forma aleatória entre os grupos) e aberta, o que significa que todos sabiam qual medicamento estavam utilizando.

No grupo que recebeu tirzepatida, 89,3% dos participantes chegaram a usar a dose máxima de 15 mg. Já no grupo que usou semaglutida, 92,8% receberam pelo menos uma dose de 2,4 mg, que é a dose mais alta desse medicamento.

Leia também: Mounjaro e Ozempic: qual caneta emagrecedora é mais barata? Veja a comparação

Segundo a empresa, “o objetivo principal do estudo foi avaliar a superioridade de tirzepatida em comparação com semaglutida na mudança percentual do peso corporal em relação ao valor basal ao longo de 72 semanas”.

Vale ressaltar que o Mounjaro ainda não possui autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quando se trata da indicação para pacientes com obesidade.

The post Mounjaro e Ozempic: qual medicamento é o melhor para emagrecer? appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.