Mudança no horário das sessões da Câmara de Novo Hamburgo ainda não tem data definida

A Câmara Municipal de Novo Hamburgo aprovou, em segunda votação na última quarta-feira (7), o projeto de resolução que padroniza o horário das sessões ordinárias das segundas e quartas-feiras para as 14 horas. Até então, as sessões das segundas-feiras ocorriam às 18 horas. A proposta foi aprovada por 10 votos a 4.

Na primeira votação da matéria manifestantes protestam contra mudança no horário das sessões  | abc+



Na primeira votação da matéria manifestantes protestam contra mudança no horário das sessões

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Embora aprovada, a mudança ainda não entrou oficialmente em vigor. Desta forma, a sessão desta segunda (12) ainda será realizada às 18 horas, em função de convites e compromissos previamente marcados. Segundo a Câmara, a alteração só passará a valer após a publicação formal da resolução.

A estimativa entre os parlamentares é que a mudança comece a valer já na segunda-feira da próxima semana (19), caso a resolução seja publicada a tempo.

Oposição critica decisão e população protestou no plenário

A proposta gerou debates intensos no plenário. Enquanto parlamentares que defenderam a alteração como forma de reduzir custos operacionais da Casa — como horas extras e uso de estrutura no turno da noite —, vereadores da oposição se posicionaram contra a medida.

Os opositores argumentam que a antecipação para o horário da tarde, em plena segunda-feira útil, dificulta a presença da população nas sessões, o que compromete a transparência e a participação popular.

Na primeira votação do projeto, realizada na segunda-feira do dia 5 de maio, o plenário da Câmara foi ocupado por moradores que protestaram contra a mudança. Apesar das manifestações e da pressão popular, o texto foi aprovado em dois turno sem alterações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.