Polônia fechará consulado russo em Cracóvia e cita ataque incendiário

VARSÓVIA (Reuters) – A Polônia convocou o embaixador russo e disse que fechará o consulado russo em Cracóvia depois que evidências mostraram que Moscou foi responsável por um enorme incêndio que destruiu quase completamente um shopping center de Varsóvia em 2024.

A Rússia negou qualquer envolvimento no ataque incendiário e acusou a Polônia de russofobia.

As relações já tensas entre Varsóvia e Moscou pioraram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. A Polônia, membro da Otan, diz que seu próprio papel como centro de ajuda a Kiev a tornou alvo de sabotagem, ataques cibernéticos e desinformação da Rússia.

Leia também

Ucrânia diz que Rússia está “ignorando completamente” proposta de cessar-fogo

O chanceler disse que eles também discutiram novos pacotes de assistência de defesa para a Ucrânia

Hamas negocia com governo dos EUA cessar-fogo em Gaza, diz autoridade palestina

Um mecanismo apoiado pelos EUA para levar ajuda a Gaza deve entrar em vigor em breve, afirmou um enviado de Washington a Israel na sexta-feira

“O embaixador foi convidado para o ministério”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Pawel Wronski, nesta segunda-feira.

No domingo, o primeiro-ministro Donald Tusk afirmou que a Polônia sabia “com certeza” que os serviços secretos russos estavam por trás do incêndio do ano passado.

“Devido às evidências de que os serviços especiais russos cometeram um ato repreensível de sabotagem contra o shopping center na rua Marywilska, decidi retirar meu consentimento para a operação do Consulado da Federação Russa em Cracóvia”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, no X.

Sikorski disse a repórteres em uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Londres que a Polônia tomará outras medidas se ataques como o do shopping center continuarem.

Representantes do Ministério das Relações Exteriores disseram que a Rússia teria cerca de 30 dias para fechar o consulado de Cracóvia, que emprega três diplomatas e quatro outros funcionários.
Em reação à medida da Polônia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: “Muitas acusações diferentes contra a Rússia são expressas na Polônia, isso faz parte de uma posição absolutamente russofóbica e hostil em relação ao nosso país”.

“Além disso, todas essas acusações são sempre absolutamente infundadas”, acrescentou Peskov.

The post Polônia fechará consulado russo em Cracóvia e cita ataque incendiário appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.