Primeiros animais para a Fenasul Expoleite 2025 chegam ao Parque Estadual Assis Brasil

Começam a chegar, nesta segunda-feira (12), os primeiros animais para a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento, que não foi realizado no ano passado devido à enchente histórica, deve contar com mais de três mil inscritos neste ano.

O evento inicia nesta quarta-feira (14) e segue até o domingo (18), com entrada gratuita para os visitantes, seja como pedestres ou com veículos. O horário de funcionamento da feira e do estacionamento é das 8h às 22h, todos os dias.

Os visitantes motorizados poderão entrar pelos portões 2, 5 e 10. Os expositores também terão acesso por portão exclusivo. Entram pelo portão 5, enquanto os expositores de gado de leite pelo 7. Já o acesso para pedestres pode ser feito pelo portão 3, para quem desce na estação do Trensurb, e pelo portão 7, na rua lateral ao Parque (Avenida Celina Chaves Kroeff), para pedestre e também veículos.

Conforme divulga a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), os animais que vão participar de concursos podem chegar até esta terça-feira (13/5), das 8h às 20h, pelo Portão 8 do Parque. Os que vão participar de provas, como equinos, podem entrar e sair até domingo, no mesmo horário.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

A Seapi anuncia, ainda, que há aproximadamente mil inscritos até esta segunda-feira: cerca de 150 exemplares de gado holandês, 50 ovinos, 30 caprinos, 400 aves, 300 pássaros, em torno de 100 coelhos, além de 30 cavalos da raça Mangalarga e 70 cavalos árabes, fora os animais de rodeio.

A feira é uma realização da Seapi e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com copromoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.

Veja também: Eleitas as soberanas da 20ª Volksfest de Portão; saiba quem são

Ao mesmo tempo ocorre também o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar, que este ano conta com 40 estandes para as agroindústrias, o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4ª Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município, shows musicais todos os dias, apresentações culturais, espaços de inovação e kids, entre outras atrações.

Produtores já têm expectativas para o evento

A produtora e expositora Clara Bickel Padilha, de 42 anos, vem de Humaitá para participar do evento há 17 anos. “Eu participo desde 2008, a exposição para nós [produtores] é sempre uma vitrine. O que você tem de melhor em casa, você vai trazer aqui para mostrar o que você produz em casa”, diz. “E nós já fizemos vários campeonatos aqui, como é uma etapa do circuito, a gente sempre vem participar”, continua.

Clara participa do evento junto com o marido, Marcos Roberto Nunes Padilha, de 34 anos, que já possui expectativas para o cirtuito. “Tem que fazer três feiras para participar do circuito e a final é a Expointer. Se não vier nessa feira, cai fora, e sempre gera clientela para a produção de leite”, afirma. “Começamos em Campo Novo, que foi uma grande campamha, e a segunda é agora, vamos ver no que vai dar”, prossegue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.