Produção denuncia Amora Mautner por maus-tratos e clima pesa na Globo

A TV Globo segue com trabalhos adiantados para a estreia de Eta Mundo Melhor, de Walcyr Carrasco. A nova trama das 18h estreia em junho, mas se na frente das câmeras tudo corre às mil maravilhas, nos bastidores o clima é de tensão e medo. Profissionais que trabalham nos bastidores da novela denunciaram maus-tratos da diretora Amora Mautner.

A coluna Fábia Oliveira conversou com pessoas que trabalham na produção da novela, continuação de Eta Mundo Bom, exibida em 2016, e confirmou que a situação não é das melhores. Profissionais afirmaram que Amora Mautner dispara xingamentos contra funcionários e figurantes. Algumas pessoas, aliás, cogitam deixar a novela.

Xingamentos contra profissionais

A reclamação geral é que a diretora trata mal os profissionais, figurantes e até mesmo atores em começo de carreira. Artistas famosos e veteranos, no entanto, escapam dos desmandos de Amora. Até mesmo comentários preconceituosos, reclamando do peso e da aparência dos funcionários, estariam no hall de maldades da diretora.

“Ela fala na frente de algumas pessoas, não é tão escondido assim. Não é uma coisa que ela fala em particular. Com os famosos, não”, disse uma fonte da coluna, que pediu para não ser identificada. “Ela já até pediu a demissão de algumas pessoas”, reforçou.

Com a situação, o clima nos bastidores da novela é de tensão. Profissionais que lidam diretamente com a diretora têm medo de denunciar, com medo de represálias. “Muita gente da equipe cogita largar a novela por não conseguir lidar com os maus tratos dela”, apontou outro funcionário da Globo.

6 imagens

A diretora Amora Mautner

A diretora Amora Mautner
Filomena (Debora Nascimento) e Candinho (Sergio Guizé)
Candinho ( Sergio Guizé ) *** Local Caption *** Cap 2 - Candinho ( Sergio Guizé )
1 de 6

Amora Mautner e o autor Walcyr Carrasco

Reprodução

2 de 6

A diretora Amora Mautner

Reprodução

3 de 6

A diretora Amora Mautner

Reprodução

4 de 6

Divulgação/TV Globo

5 de 6

Filomena (Debora Nascimento) e Candinho (Sergio Guizé)

6 de 6

Candinho ( Sergio Guizé ) *** Local Caption *** Cap 2 – Candinho ( Sergio Guizé )

Globo/Divulgação

Escândalo e gritaria

Na semana passada, Amora Mautner teria feito um verdadeiro escândalo próximo do Estúdio C. O motivo seria a demora de um carrinho elétrico, que deveria levar a diretora de um ponto a outro para uma gravação. Fontes da coluna afirmam que a artista ficou enfurecida ao ter de esperar por 10 minutos para embarcar e percorrer uma distância de 100 metros.

“Gritou com os produtores, colocou o dedo na cara, gritou com o figurante, que chegou até a passar mal!”, disse um profissional. “A gritaria rolou pra todo mundo escutar, todos que passavam no corredor presenciaram o constrangimento da produção tentando acalmar ela e controlar a confusão”, explicou.

Já fez até atriz chorar

No mês passado, um vídeo de Amora Mautner chegou a viralizar nas redes sociais. Durante uma palestra, a diretora afirmou que já fez uma atriz famosa chorar nos bastidores de uma novela.

“Eu não aguento ator que vem premeditado de casa”, diz ela no vídeo. “Tem uma atriz, não vou dizer o nome que ela vai ficar com raiva de mim, eu amo ela, tá tudo certo, mas eu (…) fui gravar uma externa. Aí gravou, ela começou falando alguma coisa. Cancelei a externa. Fomos gravar no estúdio no dia seguinte”, seguiu Amora Mautner.

“Ensaiamos quatro cenas com a mulher, olhei pra ela e falei ‘Vem cá, estou odiando trabalhar com você. Vou te falar duas coisas: opção um, não vamos crescer nisso, vamos cada uma fazer seu papel básico, eu mando e você obedece’. Péssimo, acabou o dia deprimida as duas. ‘Opção dois, vou me abrir pra você e você vai se abrir pra mim’. Foi horrível. Chorou. Chorou, já tá bom. Alguma coisa viva veio (…) Ficou deprimida, voltou linda no dia seguinte”, concluiu.

Amora Mautner trabalha há 35 anos na TV Globo e é responsável por diversos sucessos da emissora, como Avenida Brasil, A Regra do Jogo, Cordel Encantado e A Dona do Pedaço. A coluna procurou a assessoria de imprensa da TV Globo, que não retornou nossos questionamentos até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.