Reino Unido propõe endurecer regras de imigração e dobra tempo para pedido de cidadania

londres reino unido fabio mauro unsplash Reino Unido propõe endurecer regras de imigração e dobra tempo para pedido de cidadania

Apenas graduados universitários poderão se candidatar a vistos de trabalho qualificado (Unsplash)

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (12) um novo plano para apertar as regras migratórias, em meio à crescente pressão por controle de fronteiras no país. A proposta, apresentada pelo primeiro-ministro Keir Starmer, dobra o tempo de residência exigido para a solicitação de cidadania — de cinco para dez anos — e impõe novas barreiras para concessão de vistos.

A mudança ocorre dias após o avanço do partido Reform, de Nigel Farage, nas eleições locais da Inglaterra. Starmer afirmou que a política atual resultou em “caos migratório” e acusou o sistema de incentivar a contratação de mão de obra barata, em vez de investir na população local.

Pelo novo plano, apenas graduados universitários poderão se candidatar a vistos de trabalho qualificado. Já os vistos específicos para o setor de cuidados e assistência a dependentes — tradicionalmente ocupados por imigrantes — devem ser eliminados. Os critérios de proficiência em inglês também serão reforçados e passarão a ser exigidos dos dependentes adultos dos imigrantes.

Entre 2019 e 2023, a migração líquida no Reino Unido quadruplicou, atingindo números equivalentes à população de Birmingham, a segunda maior cidade do país. Starmer classificou o cenário como “insustentável” e prometeu que detalhes completos do plano serão divulgados ainda nesta segunda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.