Turismo responsável: 83% dos viajantes brasileiros querem impulsionar comunidades locais

low angle view female holding map hands looking her female pointing something scaled Turismo responsável: 83% dos viajantes brasileiros querem impulsionar comunidades locais

Mais da metade dos brasileiros têm uma percepção positiva sobre o comportamento dos turistas em suas comunidades (Banco de imagens/Freepik)

A Booking.com concentrou sua nova pesquisa nas comunidades e na experiência das pessoas com visitantes que chegam ao local onde elas moram. Os achados do relatório apontam que 83% dos viajantes brasileiros querem que o dinheiro que gastam seja revertido para a comunidade local. Com essa abordagem foi possível refletir os benefícios e os desafios do turismo da perspectiva de viajantes e moradores locais. A edição de 2025 entrevistou 32 mil viajantes em 34 países.

A pesquisa deste ano mostra que os comportamentos relacionados à comunidade e ao impacto econômico agora estão lado a lado com escolhas ambientais. Os viajantes brasileiros estão considerando de forma consciente maneiras de minimizar o impacto dos destinos que visitam, seja buscando dicas sobre viagens em outras épocas do ano (50%) ou visitando destinos alternativos para evitar superlotação (47%).

Olhar do residente sobre o turismo

O relatório revela que 31% dos brasileiros acreditam que o lugar onde moram recebe a quantidade certa de turismo. Embora dois terços (66%) deles achem que o turismo tem um impacto positivo geral no local onde vivem, são necessários ajustes para que os destinos possam crescer em um ritmo saudável e continuar a ser desfrutados por todos. Os residentes de locais turísticos do país destacam alguns dos desafios comuns que enfrentam em relação ao turismo, incluindo: lixo (45%), congestionamentos (40%), aumento do custo de vida (36%) e superlotação (33%).

Apesar dessas preocupações, apenas 17% dos viajantes brasileiros acreditam que limitar o número de turistas em seu destino de origem é a solução. Em vez disso, essas pessoas enfatizam a necessidade de investimento nas comunidades, com melhorias na conservação ambiental (52%), gestão de resíduos (50%) e transporte (48%), identificados como os principais tipos de apoio que gostariam de ver.

“Mais da metade dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o comportamento dos turistas em suas comunidades: 57% afirmam que eles frequentemente ou sempre respeitam os costumes e tradições locais, e 55% dizem que apoiam os negócios da região. Embora ainda haja espaço para melhorias, isso se correlaciona com as suas próprias intenções de viagem, já que 82% dos viajantes brasileiros buscam experiências autênticas e representativas da cultura local”, comenta Marco Sobrinho, gerente Comercial da Booking.com no Brasil.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios. Para participar, as pessoas precisavam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2025. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.