Veja 6 erros que talvez você cometa ao escovar os dentes

A falta de uma rotina de higiene bucal adequada é um dos principais fatores que contribuem para diversas doenças na boca. Segundo Alexandre Ravani, dentista e CEO da PróRir, rede de clínicas odontológicas, esses problemas, além de causarem dor e desconforto, provocam o isolamento social e a perda de autoconfiança.

Porém, a maioria das condições são evitáveis e podem ser tratadas com escovação correta. Pensando nisso, o especialista elencou seis erros mais comuns ao escovar os dentes que podem prejudicar a sua saúde bucal.

1. Escovar os dentes com força

Muitas pessoas acreditam que a força durante a limpeza dos dentes traz melhores resultados. “Isso não é verdade, pelo contrário. A prática pode desgastar o esmalte e machucar a gengiva, causando danos como a retração gengival e sensibilidade”, alerta Ravani. A orientação é utilizar cerdas macias, fazendo movimentos suaves.

2. Higienização rápida

O ideal é que a escovação dure, ao menos, dois minutos. “Fazer em menos tempo pode comprometer a eficácia da limpeza”, afirma o especialista.

3. Não trocar a escova com frequência

Com que frequência você troca sua escova de dentes? De acordo com o dentista, o ideal é a cada três meses, pois cerdas desgastadas não limpam adequadamente.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.