Após fracasso elétrico, Fiat 500 terá versão com motor de Peugeot 208 Style

Sabe aquela história de eletrificação total? Todas as marcas voltaram atrás e a Stellantis é uma das que mais tem deixado isso claro. A prova está no Fiat 500 de quarta geração, que nasceu 100% elétrico, mas agora foi convertido a combustão. Especificamente, usando o motor de Peugeot 208 Style.

Revelado pela própria Fiat, o novo 500 a combustão será parcialmente eletrificado. Ele toma como base o motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado amplamente usado no Brasil. Aqui ele equipa modelos como os Fiat Argo e Cronos, o Peugeot 208 Style e Active, além dos Citroën Basalt e C3. 

Entretanto, ele tem um truque a mais. Ele conta com o mesmo sistema semi-híbrido de 12V que a Fiat usa no Pulse e no Fastback, mas com a versão turbo desse motor. Aqui no Fiat 500 semi-híbrido, o motor 1.0 Firefly rende 70 cv. Surpreendentemente 1 cv a menos (quando abastecido com gasolina) que a versão brasileira não eletrificada desse motor.

Aspirado e manual!

Como o Fiat 500 é um carro bem menor e compacto, o desempenho deve ser parecido com o do Mobi, que recentemente trocou o jurássico motor 1.0 Fire quatro cilindros pelo Firefly. Considerando que o 500 elétrico tem versões de 95 cv e 119cv, a diferença para o modelo a combustão é bem grande. Uma variante turbo cairia bem no charmoso compacto. Aliás, a única diferença visual para o elétrico será a grade frontal.

Além do novo motor semi-híbrido 1.0 aspirado, o Fiat 500 também passa a ser vendido com transmissão manual de seis marchas. A transmissão já é usada por outros modelos da marca na Europa e é bem diferente da caixa imprecisa e borrachuda de cinco marchas empregada no Brasil com o motor 1.0 Firefly.

Fiat 500 Firefly de traseira em uma fábrica motor de Peugeot 208 Style
Fiat 500 “Hybrid”[divulgação]

Fiat 500 1.0 será vendido no Brasil?

Junto das fotos oficiais, Olivier Francois, CEO da Fiat, comemorou o lançamento dizendo que “o Fiat 500 Hybrid oferece uma eletrificação acessível e um estilo icônico, prova da relevância social que está no coração da nossa missão como marca”. Vale lembrar que o antigo 500 a combustão saiu de linha por conta de problemas de cybersegurança.

A produção do novo Fiat 500 a combustão já começou na fábrica Mirafiori em Turim, Itália. Resta saber se a Stellantis pretende trazer o icônico modelo ao Brasil junto da variante elétrica. O motor aspirado sem eletrificação pode ser tranquilamente usado por aqui, já que já está adaptado ao nosso combustível. Mas um 500 1.0 turbo CVT, igual ao do Peugeot 208, é que seria perfeito.

Você acredita que agora o novo Fiat 500 vai fazer sucesso? Conte nos comentários.


O post Após fracasso elétrico, Fiat 500 terá versão com motor de Peugeot 208 Style apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.