CBF confirma Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou dia 12 a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador comandará o time nas próximas rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo e liderará a equipe no Mundial de 2026.

De acordo com a CBF, Ancelotti foi escolhido por sua trajetória vitoriosa no futebol europeu. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, afirmou em nota que a contratação representa um novo momento para a Seleção. “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”, declarou.

A estreia do técnico deve ocorrer nos jogos contra o Equador, no dia 5 de junho, e contra o Paraguai, no dia 10, ambos pelas eliminatórias. Ainda vinculado ao Real Madrid, Ancelotti deve assumir a Seleção de forma efetiva a partir do dia 26 de maio, após o fim do Campeonato Espanhol. O time espanhol ainda tem três partidas a disputar: contra o Mallorca, o Sevilla e a Real Sociedad. A liberação antecipada está condicionada ao desfecho da disputa pelo título da La Liga.

Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira

O acerto entre Ancelotti e a CBF põe fim a uma negociação que se estendeu por quase dois anos. As conversas começaram em julho de 2023, mas foram interrompidas após o Real Madrid renovar o contrato com o treinador. Nesse intervalo, a Seleção foi comandada por Fernando Diniz, que conciliou o cargo com o comando do Fluminense, e depois por Dorival Júnior, que assumiu após passagens pelo Flamengo e São Paulo. Com os maus resultados na Copa América de 2024 e nas eliminatórias, Dorival foi demitido em março deste ano, o que reacendeu o interesse da CBF em trazer o italiano.

A confirmação da contratação ocorre menos de duas semanas depois de a própria CBF afirmar que as negociações haviam sido encerradas. O impasse se deu por conta da dificuldade na liberação de Ancelotti pelo clube espanhol. Apesar disso, um acordo foi costurado nos bastidores e oficializado nesta segunda-feira.

Carreira

Carlo Ancelotti tem 65 anos e nasceu em Reggiolo, na Itália. Ex-meio-campista, ele fez carreira como técnico em alguns dos principais clubes do mundo. Foi campeão da Liga dos Campeões da Europa cinco vezes como treinador, além de outras duas como jogador. Conquistou também o Mundial de Clubes três vezes e acumula passagens por Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Real Madrid. Em 2019, foi eleito pela revista France Football um dos dez maiores técnicos da história.

Com a chegada de Ancelotti, o Brasil volta a ser comandado por um estrangeiro após mais de meio século. Ele será o terceiro técnico de fora do país a ocupar o cargo principal da Seleção Brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, em 1925. O segundo, o argentino Filpo Nuñez, liderou o Palmeiras quando o clube representou o Brasil em um amistoso contra o Uruguai, em 1965. Em 1943, o português Joreca chegou a atuar como auxiliar do técnico Flávio Costa, mas sem assumir oficialmente o comando da equipe.

Atualmente, a Seleção ocupa a quarta colocação nas eliminatórias sul-americanas e vem de uma série de atuações irregulares, o que aumentou a pressão por uma mudança de comando.

(Com Agências).

O post CBF confirma Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.