CNI: de cada 10 indústrias, seis adotam práticas de economia circular

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (13/5), revelou que seis em cada 10 indústrias brasileiras já adotam práticas de economia circular. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 13 de fevereiro deste ano e ouviu aproximadamente 1.708 empresas dos setores extrativo, de transformação e da construção civil.

Entre os principais benefícios apontados pelas empresas, estão a redução de custos, o fortalecimento da imagem corporativa e o incentivo à inovação. De acordo com a sondagem especial realizada pela CNI, a prática circular mais adotada pelas indústrias brasileiras é a reciclagem de produtos, presente em 34% das empresas.

Outra prática circular adotada é o oferecimento de serviços de reparo durante o uso dos produtos, presente em 32% das empresas. Já a utilização de recursos reciclados ou recuperados nos produtos aparece em 30% dos casos.

Análise por setor industrial

Os dados revelam uma tendência de circularidade nas estratégias industriais, com muitas empresas se beneficiando da adoção dessas práticas. No setor calçadista, por exemplo, 86% das empresas afirmam adotar medidas sustentáveis.

Setores como biocombustíveis, equipamentos eletrônicos, veículos, coque e derivados de petróleo, além de celulose e papel, também apresentam altas proporções de adoção de práticas circulares.

“A indústria, por seu perfil tão diverso, apresenta diferentes níveis de adoção da circularidade entre os setores. Os dados nos ajudam a identificar quais setores têm mais desafios e quais já incorporaram as práticas para que possamos discutir políticas adequadas para a maior disseminação da economia circular, considerando as diferenças de complexidade nas cadeias produtivas dos setores. Entendemos que o tema é peça-chave para o alcance das metas climáticas e para o desenvolvimento sustentável”, relatou Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.

Desafios para o avanço

Apesar de 62% das indústrias adotarem ao menos uma prática de economia circular, a sondagem identificou que ainda existem desafios que limitam o avanço dessas iniciativas.

Os resultados da pesquisa serão apresentados durante a nona edição do Fórum Mundial de Economia Circular, que ocorre entre esta terça (13/5) e sexta-feira (16/5), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O evento é promovido pelo Fundo de Inovação da Finlândia, Sitra, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.