Com Lula, Xi quer livre comércio e elogia “sul global”: “Força vital”

Um dia após o anúncio da pausa na guerra comercial entre Estados Unidos e China, o presidente Xi Jinping saiu em defesa do livre comércio e do sistema multilateral. Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder chinês destacou o papel do “sul global” no enfrentamento ao protecionismo.

“O mundo de hoje está longe de ser pacífico. Enfrentamos cada vez mais desafios, mas o sul global está cada vez maior, está crescendo rapidamente, e já é uma força vital para resistir ao unilateralismo e ao protecionismo”, destacou o presidente chinês.

Xi Jinping também reforçou o consenso entre os países de que “ninguém sai ganhando das guerras tarifárias e comerciais” e na defesa da cooperação no âmbito do comércio internacional.

“Sendo representantes importantes do sul global, China e Brasil concordam que ninguém sai ganhando das guerras tarifárias e comerciais, enquanto o protecionismo jamais é uma solução correta para responder aos desafios. China e Brasil vão defender juntos o livre comércio e o sistema multilateral de comércio”, ressaltou o líder chinês.

No domingo (11/5), representantes dos Estados Unidos e da China anunciaram o compromisso de parar a cobrança de tarifas sobre produtos importados por 90 dias. Washington concordou em reduzi-las de 145% para 30% ao longo desse período. Pequim aceitou diminuir as sobretaxas de 125% para 10%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.