Gestoras aceleram uso de APIs para facilitar acesso a dados do mercado

acoes-investimentos-bolsa-de-valores-b3 (4)

Se ao longo das últimas décadas as gestoras têm buscado aprimorar a análise de grandes volumes de dados do mercado, hoje essa frente ganha ainda mais relevância com o uso de de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs, na sigla em inglês). O avanço exponencial da tecnologia contribui para que cada vez mais casas adotem a solução para promover novas e mais afinadas leituras do mercado, automatizar lançamentos nos portfólios e otimizar a gestão de recursos. 

Para facilitar o compartilhamento dos seus dados, a Comdinheiro, da Nelogica, realizou um programa de aprimoramento de APIs. O intuito foi otimizar a interação de analistas e gestores com milhões de elementos contidos no seu banco.

“Na prática, as próprias áreas constroem parâmetros para afinar e personalizar as consultas.  Até mesmo os profissionais que têm pouca familiaridade com programação conseguem filtrar conjuntos de informações essenciais para a formulação de estratégias complexas”, diz Filipe Ferreira, diretor da Nelogica e responsável pela Comdinheiro. 

Personalização e velocidade 

O programa de aprimoramento de APIs desenvolvido pela Comdinheiro teve como premissa otimizar o dia a dia dos parceiros com ferramentas que facilitam a personalização do conjunto de dados a ser filtrado. É possível, ainda, transformar essa pesquisa em uma interface recorrente. Dessa maneira, com poucos cliques, gestores e seus times conseguem acessar com facilidade os conjuntos de elementos previamente programados. 

“Ao contrário de outras APIs, a nossa permite que essa personalização seja feita de forma intuitiva, até mesmo por quem não entende de programação. Ou seja, o analista não precisa, necessariamente, de ajuda do departamento de TI para produzir e organizar os filtros de busca, que podem se tornar interfaces fixas e acessíveis para todo o sistema da gestora”, afirma Ferreira. 

Enquanto, no uso pontual, a API da Comdinheiro facilita o acesso às informações, em uma rede de larga escala ela garante também velocidade e performance – o sistema não trava. Outro diferencial é que o valor do serviço é justo. “Desafio gestoras e instituições financeiras que ainda não usam a nossa API a fazer um teste. Provamos, na prática, que o nosso sistema é mais ágil, assertivo e tem um custo menor em relação à média do mercado”, afirma Ferreira. 

Parceria de valor

A gestora de fundos Riza, que é parceira da Comdinheiro há mais de 3 anos, destaca os três pilares que determinaram a escolha da plataforma:  quantidade de dados, confiança na qualidade dos dados e flexibilidade no momento de integrar as APIs. “A reunião desses diferenciais torna o serviço da Comdinheiro único no mercado. A facilidade em plugar o nosso sistema ao da plataforma, sem custos adicionais, tem sido um grande trunfo na nossa operação”, pontua Thiago Pontes, CPO na Riza Asset Management. 

No dia a dia, a Riza utiliza a Comdinheiro para diversas frentes. Uma delas é comparar o desempenho dos fundos da casa com os pares, o que contribui com o trabalho da equipe comercial. Já os conjuntos específicos de dados gerais do mercado são periodicamente atualizados no sistema da gestora, são transportados para o formato de planilhas e servem de base para relatórios internos. 

“A API contribui com a elaboração de estratégias ao possibilitar, de maneira prática, comparar os conjuntos de informações do mercado que pré-selecionamos. Os analistas acessam os números e usam como base de estratégias. Outra frente importante é que quando recebemos dos administradores a precificação dos nossos ativos, podemos dar um double check por meio da plataforma”, afirma. 

Cruzamento de dados

A inteligência artificial contribui para otimizar o acesso das gestoras às diversas camadas de informações contidas no sistema da Comdinheiro. A dinâmica facilita triagem e organização de conjuntos de elementos que fazem sentido para a formulação de diferentes estratégias. Desse modo, gestores e analistas podem desenhar caminhos próprios, customizados, para promover pesquisas e organizar as interações. 

Os profissionais conseguem, por exemplo, promover um panorama detalhado de alocação dos fundos de renda fixa por meio de referências cruzadas. Isso permite uma observação meticulosa dos fundamentos das empresas que fazem parte do portfólio – o que ajuda a calcular o risco. Em uma visão mais abrangente, é possível analisar o percentual de participação que o fundo tem em determinada companhia, assim como a quantidade de dividendos que o veículo tem potencial de receber no ano. 

“Por meio de automatizações, cada gestor pode encontrar maneiras para reunir o conjunto de dados que atende melhor à sua demanda. Isso não só potencializa insights, como permite a lapidação e aprofundamento de métodos de análise”, pontua Ferreira. 

Mais informações sobre as APIs da Comdinheiro podem ser acessadas no site. 

The post Gestoras aceleram uso de APIs para facilitar acesso a dados do mercado appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.