Pessoas com fibromialgia são tema de ações em São Leopoldo e Sapucaia do Sul

Os pacientes com fibromialgia têm sido tema de ações em São Leopoldo e em Sapucaia do Sul. Distribuição de carteirinha para os pacientes nos municípios e realização de seminário em Sapucaia do Sul são alguns exemplos do que tem sido feito.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Em São Leopoldo, o prefeito Heliomar Franco sancionou, nesta segunda-feira (12), o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Enfrentamento à Fibromialgia, Fadiga Crônica ou Síndrome Complexa de dor Regional. Nessa mesma data, que celebra o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, foram entregues os primeiros cartões de identificação aos pacientes com a doença.

Em Sapucaia do Sul, o prefeito Volmir Rodrigues e a secretária de Saúde, Flávia Motta, participaram, nesta segunda-feira (12), do I Seminário sobre Fibromialgia: Dar voz à Dor Invisível, promovido pela Associação Fibro Sapucaia no Auditório do IFSul Sapucaia.

Na ocasião, o prefeito entregou o cartão municipal de identificação para pessoas que sofrem da doença, e o Deputado Federal Pompeo de Matos anunciou a destinação de uma emenda de R$ 100 mil para apoiar a causa no município. O evento reuniu especialistas, pacientes e familiares, destacando o compromisso da administração municipal em promover a saúde e o bem-estar da população.

O que é fibromialgia?

“A fibromialgia e outras síndromes de dor crônica são invisíveis aos olhos, mas profundamente incapacitantes. Com esta lei, garantimos que essas pessoas sejam vistas, respeitadas e atendidas com dignidade”, destacou a vereadora Iara Cardoso, na data de aprovação do projeto, ocorrida no dia 9 de abril.

Fibromialgia é uma doença que causa dores crônicas e fadiga constante

Conforme o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia (FM) é uma “síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura”. Confira os sintomas listados pela associação:

  • sintomas de fadiga (cansaço)
  • sono não reparador (a pessoa acorda cansada)
  • alterações de memória e atenção
  • ansiedade
  • depressão
  • alterações intestinais
  • sensibilidade ao toque
  • “compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas”

O diagnóstico deve ser realizado junto a um reumatologista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.