Tem um desses sobrenomes? Você pode ter direito a cidadania italiana; confira a lista

Mariane Baroni, CLO da empresa da Master Cidadania, analisa as principais mudanças com a nova legislação (Reprodução/Pexels)

Sobrenome italiano pode facilitar a obtenção da cidadania (Reprodução/Pexels)

Ter um sobrenome italiano pode abrir as portas para a cidadania europeia, ainda mais agora com mudanças no processo de cidadania na Itália. Alguns países como Itália, Espanha, Portugal e Irlanda permitem a solicitação da nacionalidade com base no princípio do jus sanguinis – ou seja, o direito de sangue. Isso significa que pessoas com ascendência nesses países podem reivindicar a cidadania por laços familiares, mesmo que nunca tenham pisado na Europa.

No caso da Itália, a legislação reconhece o direito à nacionalidade para quem consegue comprovar uma ligação direta com um cidadão italiano. E mais: quem carrega sobrenomes tradicionais italianos pode ter prioridade no processo, agilizando a análise do pedido. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI), a lei favorece solicitantes com sobrenomes originários do norte e do sul do país, refletindo a herança histórica e cultural da nação.

Sobrenomes com direito à cidadania italiana:

Alguns dos sobrenomes que podem indicar uma ligação direta com raízes italianas incluem:

Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti,

Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.

Requisitos para solicitar a cidadania

Ter um desses sobrenomes pode facilitar o processo, mas não garante a cidadania automaticamente. É necessário cumprir uma série de exigências legais. Um ponto importante: se o pedido for feito pela linha paterna, não há limite de gerações. No entanto, pela linha materna, o requerente precisa ter nascido após 1º de janeiro de 1948.

Como iniciar o processo

Confira as etapas básicas para solicitar sua cidadania italiana:

  1. Acesse o site do consulado italiano responsável por sua região.

  2. Preencha o formulário com seus dados pessoais.

  3. Confirme o cadastro por e-mail.

  4. Agende um atendimento para apresentar a documentação necessária.

  5. Leve os documentos que comprovem seu vínculo com o antepassado italiano, além de outros exigidos pelo consulado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.